Castelo de Vide prepara-se para viver, uma vez mais, a Páscoa – a festa maior do seu calendário anual – com um programa diversificado que reforça os laços da comunidade local e acolhe visitantes de todo o País e além-fronteiras num conjunto de iniciativas que reflectem a riqueza cultural, histórica e gastronómica do concelho.
A tradição pascal em Castelo de Vide, profundamente enraizada, ultrapassa, em muito, a dimensão religiosa e espiritual e é uma excelente oportunidade de promoção e valorização dos produtos locais, bem como da imagem do concelho enquanto destino cultural.
Com uma programação pensada para todas as idades, a Páscoa em Castelo de Vide volta a afirmar-se como um dos maiores eventos da região. Entre os dias 7 e 21 de Abril, o concelho será palco de múltiplas actividades que reforçam a identidade local e promovem o território enquanto destino turístico de referência.
E neste ano, o evento conta com uma grande novidade: a “Páscoa de Castelo de Vide TV”, onde se poderá acompanhar, nos dias 18, 19, 20 e 21, toda a programação em directo através das plataformas do Município (Facebook, YouTube e Site).
Tradição e saberes à mesa
A Quinzena do Sarapatel e outros pratos de tradição judaico-cristã, já considerada uma das mais emblemáticas iniciativas gastronómicas da região, está de regresso para celebrar um dos pratos mais tradicionais da cozinha do concelho até dia 21 de Abril, feriado municipal. Os estabelecimentos aderentes apresentam interpretações únicas, convidando os visitantes a redescobrir os sabores autênticos de Castelo de Vide.
Destaque também para a iniciativa “A Maior Boleima de Maçã de Castelo de Vide” (sábado, 19 de Abril, 11h, Praça D. Pedro V) que promete atrair curiosos e apreciadores desta iguaria tão típica da região. Mais um momento de partilha e convívio que junta tradição, criatividade e, claro, o irresistível aroma da boleima.
Livros, arte e memória
A Feira do Livro volta a ocupar um lugar central na programação, com a presença de editoras, lançamento de obras, encontro com autores e sessões de autógrafos, como forma de promover o gosto pela leitura e o acesso à cultura e que irá ter como ponto alto a presença de Tim de Xutos e Pontapés no espectáculo “Canta-me Histórias”
(Sexta-feira Santa, 18 de abril, 21h30, Praça D. Pedro V).
Também as exposições patentes durante este período irão destacar o património histórico e artístico do concelho.
Vivência religiosa e espiritual
Num período marcado ainda pela fé e introspecção, as actividades religiosas ganham também destaque com a realização das tradicionais procissões, celebrações eucarísticas e rituais únicos que fazem da Semana Santa em Castelo de Vide uma experiência autêntica. As ruas da vila ganham um simbolismo especial, com destaque para a tradicional Bênção dos Cordeiros (sábado, 19 de Abril, 10h, Praça D. Pedro V); para a Vigília Pascal, seguida da tradicional Chocalhada (sábado, 19 de Abril, 21h00, Igreja Matriz) e do Espectáculo Piromusical (sábado, 19 de Abril, após a chocalhada); e para a Procissão da Ressurreição, seguida de Missa Solene e dos Cumprimentos Institucionais (domingo, 20 de Abril, a partir das 11h00).