Dos mais altos cargos da Nação até ao cidadão comum são várias as reacções de tristeza e lamento pela morte do Comendador Rui Nabeiro, que faleceu este domingo e deixou todo o País de luto.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembra que Rui Nabeiro «foi um precursor, construiu uma marca global, como há poucas no nosso país, mantendo sempre a sede e o coração da sua atividade em Campo Maior, terra onde nasceu e onde deixa um generoso legado»
O Chefe de Estado, numa nota publicada na página da Presidência da República, defende ainda que «num tempo económica e socialmente desafiante, o exemplo de Rui Nabeiro, na sua preocupação social e participação cívica, com a comunidade e com o país, devem ser um exemplo e uma inspiração para todos quantos podem devolver à sociedade um pouco daquilo que esta lhes deu».
O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, reagiu no Twitter à morte de Rui Nabeiro, afirmando que o empresário «permanecerá na memória de todos».
«Rui Nabeiro distinguiu-se pelo amor a Portugal e à sua terra de sempre, Campo Maior, que serviu como autarca e cidadão. Foi um dos maiores e melhores empresários portugueses, muito atento aos direitos dos seus trabalhadores», escreveu ainda.
Na mesma rede social, o Primeiro-Ministro António Costa considerou que «o legado do Comendador Rui Nabeiro ultrapassa largamente o papel de empresário exemplar, dentro e fora do país», lembrando ainda que «o seu percurso foi inspirador pela força, energia e sempre o sonho de fazer acontecer».
Também o Partido Socialista reagiu em comunicado à morte de «um dos seus históricos militantes e dirigentes», lembrando que «o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro foi o grande responsável, em Portugal, pela valorização de conceitos fundamentais na gestão de empresas, como a solidariedade institucional, a ética laboral e negocial e a projeção das comunidades».
Para o partido, Rui Nabeiro «deixa um legado de inspiração visionária com base na generosidade», pelo que «o PS compromete-se a honrar, perpetuando-a, a sua memória de dinamismo e solidariedade».
Já o líder do PSD, Luís Montenegro, lembrou Rui Nabeiro como «um homem bom, um exemplo de capacidade empreendedora e responsabilidade social. Mostrou que é possível criar riqueza com trabalho e inovação e que, a partir daí, se gera emprego e qualidade salarial», escreveu no Twitter.