Operação rodoviária de Natal e Ano Novo com mais três vítimas mortais e mais seis feridos graves do que no ano passado

 No período de Natal e do fim de ano, entre 15 de Dezembro de 2023 e 2 de Janeiro de 2024, registaram-se nas estradas de Portugal 7.072 acidentes (menos 689 que no período homólogo anterior), dos quais resultaram 26 vítimas mortais (mais três do que em igual período do ano passado), 125 feridos graves (mais 6) e 2.049 feridos leves (mais 184).

Face ao período homólogo 2022/2023, a sinistralidade rodoviária registada traduziu-se num crescimento de 13,0% no número de vítimas mortais e de 6% no número de feridos graves, não obstante a diminuição de 8,9% no número de acidentes.

As 26 vítimas mortais resultaram de 23 acidentes, sendo que no distrito de Portalegre se registaram quatro mortes, nomeadamente um jovem de 25 anos, que morreu na sequência do despiste, na EM1061, em Montargil, de um veículo ligeiro, e ainda de uma jovem de 29 anos e de um homem de 84 anos, que morreram na sequência de uma colisão frontal, no IP2, em Urra, ocorrida entre dois veículos ligeiros, em recta Na sequência deste acidente há ainda a registar a morte de uma senhora 76 anos, que não consta do balanço efectuado pelas força de segurança.

Cerca de 69% das vítimas mortais decorreram de acidentes na Rede Rodoviária Nacional (18 vítimas mortais): 10 em Estradas Nacionais, 6 em Auto-estradas e 2 no Itinerário Principal nº 2 em Portalegre. Na Rede Municipal registaram-se 7 vítimas mortais (30%): 6 em arruamentos e 1 na Estrada Municipal nº 1061 em Portalegre. Na rede de estradas dos Açores, em Santa Cruz das Flores, registou-se também 1 vítima mortal.

Nos acidentes com vítimas mortais predominaram as colisões (11), que originaram 14 vítimas mortais (56% do total) e envolveram 13 veículos ligeiros, 4 veículos pesados, 3 motociclos e 2 velocípedes. Houve ainda 10 despistes, que originaram 10 vítimas mortais e envolveram 8 veículos ligeiros e 2 motociclos, bem como 2 atropelamentos em arruamentos, com duas vítimas mortais com idades acima dos 80 anos.

As 26 vítimas mortais, 21 do sexo masculino, tinham idades compreendidas entre os 22 e os 87 anos.

11,5 milhões de veículos fiscalizados

No período de 15 de Dezembro de 2023 a 2 de Janeiro de 2024, foram fiscalizados 11,5 milhões de veículos, quer presencialmente, pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP), quer através de controlo por radar, pela GNR, pela PSP e pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), o que representou um aumento de 57% face ao período homólogo em que foram fiscalizados 7,3 milhões de veículos.

Do total dos veículos fiscalizados, foram registadas 78,6 mil infracções, distribuídas conforme quadro abaixo, resultando numa taxa de infracção (nº total de infracções/nº total de veículos fiscalizados) de 0,68%, 28% abaixo da taxa de infracção registada no período homólogo 2022/2023 (0,87%).

Relativamente à velocidade, foram fiscalizados 11,3 milhões de veículos, dos quais 10,7 milhões pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (94,7% do total), da responsabilidade da ANSR.

Dos veículos fiscalizados por radar de velocidade, 45,4 mil circulavam com excesso de velocidade, dos quais 12,0 mil foram detectados pelos radares da GNR e da PSP e 33,4 mil pelos da ANSR, resultando numa taxa de infracção (nº total de infracções/nº total de veículos fiscalizados) de 0,40%, inferior à registada no período homólogo (0,41%).

No que diz respeito à condução sob o efeito do álcool, foram submetidos ao teste de pesquisa de álcool 140,9 mil condutores, tendo 2.509 apresentado uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida, do que resultou um total de 1.260 detenções (taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2g/l) e 1.249 contra-ordenações rodoviárias (taxa de álcool no sangue abaixo de 1,2 g/l). A taxa de infracção (nº total de infracções/nº total de testes de pesquisa de álcool realizados) foi de 1,78%, acima da taxa verificada no período homólogo anterior (1,56%).

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