Por ocasião da época natalícia, bem como da passagem para o novo ano, a PSP leva a cabo a operação “Polícia Sempre Presente: Festas Seguras 2020-2021”, sob o lema “Celebre connosco em segurança”.
Neste contexto, desde o dia 15 de Dezembro e até 4 de Janeiro, na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, a força de segurança «estará mais presente na via pública, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos»
Em comunicado, a PSP lembra que, devido ao contexto pandémico que atravessamos, «devem ser evitadas as habituais aglomerações para compras de natal nos espaços comerciais – tanto espaços fechados como comércio tradicional a céu aberto. O recurso a métodos de compras alternativos, nomeadamente através da internet e aplicações, como o MBWay, ou os pagamentos por cartão através do método contactless, deverão ser acompanhados de todos os cuidados para evitar que os compradores sejam alvos de burlas». Neste âmbito a PSP destaca «a necessidade de os cidadãos compreenderem bem o funcionamento do método de pagamento antes de fazerem qualquer compra e suspeitarem de abordagens/vendas não solicitadas».
«Relembramos também que, durante os períodos de ausência da residência (mesmo que por curtos espaços de tempo), as famílias devem garantir que portas e janelas ficam bem trancadas, devendo evitar publicitar as ausências mais prolongadas, nomeadamente através das redes sociais», lê-se num comunicado.
No que diz respeito à segurança rodoviária, a PSP está a intensificar a realização de operações de fiscalização no período das épocas festivas, com especial incidência no controlo de velocidade, uso do telemóvel durante a condução e condução sob o efeito ao álcool e estupefacientes, «principais causas da sinistralidade».
Desde o início desta operação, a PSP já fiscalizou mais de 13 mil veículos, tendo detectado 39 condutores a conduzir sob efeito do álcool (contra-ordenação) e 499 veículos em excesso de velocidade.
Foram efectuadas 135 detenções, das quais 29 por condução sem habilitação legal, 25 por condução sob o efeito do álcool, oito por tráfico de estupefacientes e 52 por mandado de detenção.
Um outro aspecto «de grande relevo» para a PSP nesta época é a prevenção criminal junto dos operadores económicos. Neste contexto, já foram contactados mais de sete mil comerciantes e lojistas em acções de sensibilização e contactos individuais de prevenção, dedicados à prevenção da prática de crimes em espaços comerciais, visando melhorar os comportamentos preventivos que dificultam a prática de crimes nestes espaços.