O Politécnico de Portalegre levou a cabo a semana de boas-vindas aos seus novos alunos, entre os dias 17 e 20 de Outubro, em colaboração com a Associação Académica, no decorrer da qual foram promovidas actividades de integração, que visaram o estímulo ao convívio entre pares, mas também o incentivo à relação com a comunidade local e suas tradições.

Os novos estudantes foram convidados a participar em actividades diversas, tais como um pequeno-almoço típico no mercado municipal ou uma praxe solidária, que consistiu na pintura das casas de banho públicas da Praça da República e do Jardim da Avenida da Liberdade.

Incutindo nos seus estudantes a ideia de que a praxe pode e tem obrigatoriamente de ser dinamizada com base em actividades de valor acrescentado, a presidência do Politécnico de Portalegre atribuiu um prémio, para valorizar as acções de integração promovidas pelos diversos núcleos da Associação Académica.

Foi considerada como melhor actividade de integração, a proposta pelo Núcleo de Design, que aliou a interação social à componente artística, levando os novos alunos não só a conhecerem-se melhor, como a participarem em acções práticas, nomeadamente a pintura de um mural, a pintura de t-shirts e o exercício de repaginação de uma revista. O prémio no valor de duzentos euros destina-se à aquisição de livros ou materiais para futuras acções deste núcleo.

Os núcleos de Serviço Social, Educação Social e Marketing também foram distinguidos, com menção honrosa e prémios no valor de cem euros, pelas propostas de integração concretizadas.

À semelhança do que aconteceu em Elvas, com os alunos da Escola Superior Agrária, os novos estudantes puderam participar num peddy paper, para conhecerem melhor a cidade de Portalegre.

De acordo com as matrículas efetuadas até ao momento, 67% dos novos alunos são oriundos de fora do distrito de Portalegre. Esta realidade representa, a par de um significativo impacte económico na região, uma oportunidade para rejuvenescer o território, mas, indiscutivelmente, um desafio para quem nunca saiu “de casa dos pais” e chega a uma nova cidade, daí a pertinência de concretizar este tipo de acções de integração.

Publicidade