Depois da primeira edição em 2020, Os Motards d´Aviz – Associação Motociclistas do Concelho de Avis promove a 2.ª edição da Volta ao Distrito de Portalegre com o objectivo de dar visibilidade e atrair muitos motociclistas para a região.
A iniciativa divide-se em duas etapas a realizar no dia 30 de Setembro e no dia 14 de Outubro, com passagens pelos 15 concelhos do Alto Alentejo. Na primeira etapa, os motociclistas vão passar pelos concelhos de Portalegre, Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Fronteira e Sousel, sendo que Avis será palco da partida e chegada.
Em comunicado, a organização justifica esta iniciativa como um acto de cidadania e mostra-se preocupada com o problema da desertificação sentido à muito no distrito.
«Um dos sinais mais alarmantes do distrito de Portalegre é o despovoamento – de 2011, com pouco mais de 118 mil habitantes, os CENSOS 2021 recensearam apenas 104 mil, ou seja – 11,4% de população», lê-se no documento.
«Também sabemos que só por si o distrito de Portalegre não dispõe das ferramentas que possam inverter esta continuada e desesperante situação, contudo cabe-nos, enquanto seus habitantes, não deixar de reclamar por políticas públicas que o discriminem positivamente e entendemos que dando visibilidade ao distrito através de diversificadas acções contrariamos o velho ditado popular: “quem não aparece, esquece!“, e chamamos a atenção para este malfadado Interior», justificam os Motards d’Aviz, que acrescenta que esta iniciativa pretende chamar a atenção esta problemática que se vive no distrito.