Vitimado por doença súbita, faleceu na tarde de domingo José Manuel Serra Bugalho, que contava 76 anos e residia em Escusa – Marvão.
Figura incontornável do voluntariado, dedicou grande parte da sua vida ao serviço dos Bombeiros, sendo profissionalmente dos quadros dos serviços de inspecção e fiscalização da Segurança Social, de que se encontrava aposentado.
Foi Chefe de Escuteiros, presidente da Direcção dos Bombeiros de Portalegre e provedor da Santa Casa da Misericórdia, fundador e primeiro presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Portalegre, esteve ligado à fundação da Associação dos Bombeiros de Nisa (na sua passagem de Municipais para Voluntários) e foi o principal obreiro da refundação dos Bombeiros de Marvão, de que foi presidente da Direcção. Actualmente era presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros de Castelo de Vide, e estava ligado ao Núcleo da Cruz Vermelha de Ponte de Sor.
José Manuel Bugalho foi Conselheiro Nacional do Serviço Nacional de Bombeiros, membro e depois presidente da Comissão de Gestão do Fundo de Protecção Social dos Bombeiros, e era Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros de Portugal.