Médico-cirurgião muito conhecido e de reconhecidíssimo mérito, faleceu terça-feira o Dr. Ivo António Botelho, que residia em Odivelas.

Natural de Goa, era médico-cirurgião em Angola e no processo de descolonização veio para a Metrópole. O Hospital Distrital de Portalegre tinha aberto em 1975 e, como lembra o seu amigo e colega Dr. Casimiro Meneses, o Dr. Ivo veio para Portalegre ao mesmo tempo que o Dr. Colaço, por 1976-77, integrar a equipa que o Dr. Gomes Rosa havia criado para a abertura do Hospital Distrital.

O Dr. Casimiro Meneses, especialista em medicina-interna, salienta que tinha «muita confiança» no trabalho do Dr. Ivo, que desenvolvia com «muita qualidade», pois era «muito rigoroso no que fazia», para além do seu carácter profundamente «generoso».

«Quando lhe pedia uma opinião ou ajuda, sabia que essa opinião era a correcta», declara o conhecido e respeitadíssimo médico Dr. Meneses, que durante décadas exerceu também no Hospital de Portalegre.

Outra faceta da actividade médico-cirúrgica do Dr. Ivo foi na formação, pois ajudou a formar muitos cirurgiões no Hospital de Portalegre.

O Dr. Ivo residia no Largo Cristóvão Falcão (largo do Palácio Amarelo) e, principalmente após a aposentação ocorrida no início da década de 2000, circulava pela Zona Histórica e diariamente ia comprar os jornais à papelaria Tavares.

Uma doença progressiva, que o fazia tremer, desencadeou-se a partir dessa altura.

O Dr. Ivo foi depois residir para Odivelas mas levou Portalegre no coração e ficará para sempre no coração dos portalegrenses do distrito, muitos dos quais salvou, e que para com ele têm uma dívida de gratidão pelos 30 anos que dedicou à saúde dos utentes do nosso Hospital, sempre com elevadíssima competência, dedicação e humanismo.

Morreu um excelente médico e um Senhor. Paz à sua alma.

À Família enlutada, AA apresenta sentidas e profundas condolências, na certeza que o faz também em nome e representação da comunidade que somos.

Publicidade