Morreu Ana Soeiro, grande defensora dos produtos tradicionais

Faleceu na segunda-feira, dia 31, Ana Soeiro, directora executiva da Qualifica/oriGIn Portugal e que muito contribuiu ao longo dos anos para o crescimento e notoriedade da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre.

Engenheira agrónoma de formação, Ana Soeiro foi representante de Portugal no Comité Europeu das IGs, entre1992 e 2007.

Publicidade

Foi responsável por desenvolver o sistema de identificação e valorização dos produtos tradicionais portugueses em Portugal e junto da Comissão Europeia. Consultora de Autarquias e Agrupamentos de Produtores na recuperação e valorização dos produtos e produções tradicionais. A pedido da Comissão Europeia, da OMPI e da EPO fez missões sobre IGs em 28 países da Europa, Ásia, África e América do Sul.

Exerceu ainda o cargo de secretária-Geral da QUALIFICA – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses, entre 2009 e 2015.

Em 2015 assumiu o cargo Directora Executiva da QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL e de vice-presidente para a Europa do Movimento Internacional oriGIn, integrando os Grupos de Trabalho Europa e IGs para produtos não alimentares.

Ana Soeiro foi autora e/ou responsável técnica de publicações nacionais e estrangeiras sobre produtos tradicionais e sistemas de qualificação (IGs), tendo ainda colaborado com Universidades, Institutos Politécnicos e Escolas de Hotelaria, ministrando aulas específicas no seu sector de actividade.

Realizou uma série de missões de formação profissional para altos quadros da Administração Publica e Empresas Privadas sobre o controlo específico no âmbito das DOP/IGP e ETG (BTSF – Better training for safer food), tendo sido coordenadora europeia destes cursos entre 2016 e 2017.

É membro das diversas Confrarias Gastronómicas Portuguesas e Francesas e agraciada com medalhas de Honra de Associações de Produtores e de Restaurantes. Foi ainda condecorada com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu trabalho em prol dos Produtos Tradicionais Portugueses.

As cerimónias fúnebres decorreram esta quinta-feira, dia 3.

À família e amigos AA apresenta sentidas condolências.

Publicidade