Grande humanista e estadista, faleceu este domingo, dia 23, aos 100 anos, o Professor Doutor Adriano Moreira.
Adriano Moreira foi o político com a maior longevidade da história democrática portuguesa, tendo desempenhado funções como ministro do Ultramar do Estado Novo, presidente do CDS e Conselheiro de Estado. Contudo, o seu legado não se esgota na política, tendo sido professor universitário e um dos maiores pensadores do País em matérias de Relações Internacionais e de Educação.
O seu desaperecimento constituí uma perda irreparável para Portugal, uma vez que Adriano Moreira era testemunha privilegiada da história do País ao longo dos últimos 100 anos.
Para além das muitas distinções que recebeu ao longo da vida, destacamos a homenagem de que foi alvo em 2019 pelo Politécnico de Portalegre, que lhe atribuiu o título de Professor Honoris Causa como forma de «marcar para sempre» a ligação deste «grande humanista e estadista» à história da instituição.
Currículo notável
Adriano José Alves Moreira nasceu em Grijó no concelho de Macedo de Cavaleiros, Trás-os-Montes. Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa e doutorou-se na Universidade Complutense de Madrid.
Foi professor da Escola Superior Colonial, posteriormente ISCSPU e ISCSP, tendo tido um papel decisivo e relevante, como seu professor e seu Diretor, para que se passasse a estudar nessa Escola novas ciências como a Sociologia, a Antropologia, a Ciência Política, as Relações Internacionais e outras ciências a estas associadas como Estratégia e Geopolítica. Leccionou também em muitas outras Universidades portuguesas e brasileiras. É Professor Catedrático da Universidade de Lisboa. É Doutor Honoris Causa em várias Universidades brasileiras e portuguesas.
É membro de Academias portuguesas, espanholas e brasileiras em áreas tão diversificadas como Letras, Ciências, Marinha, História, Geografia, Direito e Economia. Fundou a Academia Internacional da Cultura Portuguesa. Foi Presidente da Academia das Ciências de Lisboa. É Presidente honorário da Sociedade de Geografia de Lisboa, depois de ter sido seu presidente durante 10 anos, apenas para dar alguns exemplos.
Tem inúmeras publicações científicas, fundamentalmente nas áreas da Ciência Política e das Relações Internacionais.
Desempenhou vários cargos políticos relevantes. Foi membro da delegação portuguesa na ONU de 1957 a 1959; foi Subsecretário de Estado da Administração Ultramarina de 1960 a 1961; e foi Ministro do Ultramar de 1961 a 1963. Após o 25 de Abril de 1974, foi Presidente do CDS de 1986 a 1988; foi Deputado da Assembleia da República de 1979 a 1995; e seu Vice-presidente de 1991 a 1995. Foi Conselheiro de Estado.
Ao longo da sua vida, o Professor Adriano Moreira foi distinguido, no País e no estrangeiro, com inúmeras condecorações que revelam a grandeza e projecção do seu pensamento e da sua obra. Com muita independência, clarividência e valores firmes, este Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem de África é, para além de professor, investigador, escritor e político, um pensador à frente do seu tempo. Um enorme estadista. E fundamentalmente um Cidadão com enorme sabedoria e influência no pensamento português. Uma referência central na história contemporânea portuguesa.
Em Junho deste ano, por ocasião do seu centésimo aniversário, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Camões.