No último sábado, dia 22, durante o período da manhã, decorreu uma visita guiada ao Sítio Arqueológico de Torre de Palma, solicitada pela “Asociación de Amigos del Museo Arqueológico Provincial de Badajoz”. Esta visita inseriu-se no programa de um passeio cultural organizado pela referida associação destinando-se a conhecer os sítios arqueológicos de Torre de Palma, em Monforte, e a Casa da Medusa, em Alter.
O grupo de 58 elementos, composto por pessoas com formação, conhecimento e interesse na arqueologia e na história em geral, foi acompanhado pela arqueológa Paula Morgado, do Serviço de Arqueologia do Município de Monforte, durante as cerca de duas horas que durou a visita.
O ponto de encontro foi o Centro Interpretativo de Torre de Palma, onde os visitantes foram acolhidos e informados acerca das etapas do programa. Nesse espaço puderam ver a exposição patente, acerca dos trabalhos arqueológicos realizados nesta villa romana entre a data da sua descoberta (1947) e o ano 2000, bem como os principais resultados científicos obtidos e alguns materiais arqueológicos recolhidos. Seguidamente a visita decorreu no espaço exterior, designadamente na área de habitação dos proprietários da Villa, termas associadas a essa área de habitação, lagar, pátio colunado e alojamento dos trabalhadores da villa, necrópoles e basílica paleocristã e batistério.
Apesar da chuva que se fez sentir ao longo de toda a visita, o grupo mostrou-se bastante interessado e motivado, manifestando a intenção de voltar para uma visita ainda mais pormenorizada.