Missão Continente ilumina o Natal na aldeia de Ouguela

A Missão Continente está a acender luzes de natal em 20 aldeias remotas portuguesas, uma por cada distrito, com o objectivo de fazer com que os residentes se sintam um pouco mais acompanhados nesta época, no âmbito da campanha ‘Luzes com Presença’ que visa combater a Solidão e o Isolamento Social. Assim, no distrito de Portalegre, esta acção simbólica acendeu luzes em Ouguela, no concelho de Campo Maior.

A propósito do acontecimento, Miguel Tavares, presidente da Junta de Freguesia de S. João Baptista, descreveu a aldeia de Ouguela, uma das localidades seleccionadas para receber as luzes da campanha ‘Luzes com Presença’, como «uma das fortalezas da Raia onde o horizonte se torna Ibérico».

São Mamede, em Arcos de Valdevez (Viana do Castelo); Meijoadela, em Cabeceiras de Basto (Braga); Paradinha de Besteiros, em Macedo de Cavaleiros (Bragança); Cubas, em Vila Pouca de Aguiar (Vila Real); Vinheiros, em Marco de Canaveses (Porto); Noninha, em Arouca (Aveiro); Cidadelhe, em Pinhel (Guarda) Campo Benfeito, em Castro Daire (Viseu); Souto do Brejo, em Pampilhosa da Serra (Coimbra); Álvaro, em Oleiros (Castelo Branco); Coelheira, em Figueiró dos Vinhos (Leiria); Ouguela, em Campo Maior (Portalegre); Freixoeirinhos, em Mação (Santarém); Vila Vedra, em Arruda dos Vinhos (Lisboa), Santa Margarida da Serra, Grândola (Setúbal); Jorumenha, em Alandroal (Évora); Alcaria dos Javazes, em Mértola (Beja); Cintados, em Tavira (Faro); Achada da Madeira, em S. Vicente (Madeira); Angra do Heroísmo (Açores) são as 20 localidades iluminadas com luzes festivas pela Missão Continente.

Até 6 de Janeiro de 2022, a campanha Luzes com Presença decorre em todas as lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super, de norte a sul do país e ilhas, através da venda de vales de 1€. O valor angariado reverte integralmente para financiar projectos de instituições com actuação nacional – SOS Voz Amiga e Cruz Vermelha Portuguesa – e mais nove instituições de actuação local na área do combate e prevenção da Solidão e Isolamento Social.

Segundo Nádia Reis, Directora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, «continua a comover-nos a solidariedade dos Portugueses e a adesão às campanhas de solidariedade da Missão Continente. Esta campanha fará certamente a diferença nos projectos destas instituições que se dedicam a combater a Solidão e o Isolamento Social, algumas de actuação mais regional e local, que fazem toda a diferença nas comunidades que apoiam. Estamos sempre conscientes da nossa responsabilidade perante a sociedade civil e actuaremos sempre em prol da melhoria das condições de vida de todos os portugueses».

As 11 instituições seleccionadas dedicam-se a desenvolver e levar a cabo acções concretas na área da prevenção e combate à Solidão e Isolamento Social como apoio emocional especializado por telefone, apoio à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), cuidados de saúde complementares gratuitos ao domicílio, sessões de expressão plástica e musical para estimular competências cognitivas e emocionais, animais de companhia, visitas ao domicílio e acompanhamento na realização de tarefas quotidianas, entre outras actividades e formas de ajuda especializada a quem mais precisa.

Para ajudar, basta adquirir um vale solidário de 1€ à venda nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super.

Adicionalmente, é possível contribuir através de transferência bancária para o IBAN (Santander) PT50 0018 2392 01073969 020 35 (aplicável em Transferências bancárias SEPA/Imediatas); NIB (Santander) 0018 2392 01073969 020 35 (aplicável em Transferências via ATM), por MBWay através do nº 937 07 07 07, ou atrvaés de uma chamada de valor acrescentado através do nº 761 10 10 10.

Instituições apoiadas pela Campanha ‘Luzes com Presença’ são a Associação SOS Voz Amiga, Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social N. ª Sr.ª do Extremo (Vila Pouca de Aguiar), Espaço T – Associação para o apoio à integração social e comunitária (Porto), Aldeias Humanitar – Associação de Solidariedade Social (Sernancelhe),  Associação Mais Proximidade (Lisboa), ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão, DTC Social – Doing Things to Connect, Associação Coração Amarelo (Porto de Mós), CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária (S. Miguel)e a Viver de Afetos – Associação de Desenvolvimento Comunitário Câmara de Lobos Viva (Madeira).

Publicidade