O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza foi alertado por cidadãos relativamente à instalação de um sistema agrícola intensivo de regadio, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, com «preparação de terreno e mobilização de camalhões que alteram o relevo natural do local».

De acordo com a Quercurs, «uma área com mais de 10 hectares no interior do concelho de Marvão está a ser afectada», defendendo que «isto não devia estar a acontecer no Parque Natural da Serra de São Mamede, Zona Especial de Conservação de São Mamede da rede Natura 2000. O local está fora do limite de rega da Apartadura», alega o organismo.

A Quercus diz ainda ter dado nota do sucedido ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, ao Serviço de Protecção da Natureza da Guarda Nacional Republicana, à Câmara Municipal de Marvão e à Agência Portuguesa do Ambiente, aguardando que a situação seja resolvida.

Face à situação existente, a Quercus considera que «devem ser tomadas todas as medidas necessárias para terminar com a situação verificada».

Publicidade