Marvão acolhe escola de Verão sobre sustentabilidade

Capacitar os jovens para uma cidadania activa no âmbito do ambiente e do combate às alterações climáticas é o objectivo do Erasmus Campus – O Bootcamp da Sustentabilidade, uma escola de Verão gratuita dedicada a jovens nacionais e lusodescendentes entre os 16 e os 26 anos. Este fórum de discussão e formação assume-se como «apartidário» e vai decorrer em Marvão entre os dias 5 e 8 de Setembro, estando as candidaturas abertas até 7 de Junho.

A organização é da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, com o apoio da Câmara de Marvão, do Politécnico de Portalegre e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Publicidade

«Na segunda edição do Erasmus Campus, a Escola de Verão Erasmus+ Educação e Formação, o objectivo é debater com os jovens as temáticas do Ambiente e Combate às Alterações Climáticas, uma das prioridades transversais do programa Erasmus+ Durante quatro dias, vamos – aliando sessões mais expositivas a sessões práticas – motivar os participantes a reflectir e a debater sobre os desafios ambientais, combate às alterações climáticas e sustentabilidade. Para isso, contamos com o enorme contributo de oradores de alto nível das mais diversas áreas», refere Ana Cristina Perdigão, directora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

Já Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, dá conta de que «as Comemorações, que decorrem até 2026, pretendem contribuir para afirmar uma sociedade mais participativa, plural e livre, através da evocação da história dos últimos 50 anos, mas também através do debate sobre as próximas décadas. O contributo dos mais jovens é essencial à construção de futuro melhor e mais sustentável.»

As candidaturas realizam-se online até dia 7 de Junho na página dedicada a esta iniciativa. É necessário preencher um formulário, carregar um currículo e um vídeo de motivação com a duração máxima de dois minutos.

As candidaturas serão avaliadas por um júri nomeado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril. A selecção dos candidatos procurará garantir a diversidade etária, de género e geográfica.

Os resultados serão divulgados durante o mês de Julho.

Publicidade