João Lopes Aleixo é o nome escolhido pelo partido Chega para encabeçar a lista pelo círculo de Portalegre nas eleições legislativas antecipadas de 18 de Maio.
O candidato foi anunciado por André Ventura numa conferência de imprensa que decorreu na tarde des sexta-feira, dia 4, na sede do Chega, em Lisboa.
Questionado sobre se estava descontente com o trabalho de Henrique de Freitas, eleito deputado pelo círculo eleitoral de Portalegre e que está fora das listas do partido, Ventura respondeu que «não, eu não digo descontente. As pessoas às vezes podem não voltar a ser candidatos sem que isso ponha em causa o trabalho que fizeram. Neste caso eu entendo que há um perfil mais indicado para os próximos quatro anos e que esse perfil encaixa no doutor João Aleixo em Portalegre. Não tem que ver com estar mais ou menos contente».
João Lopes Aleixo tem 52 anos, é natural de Cabeção, concelho de Mora, e vive desde a sua infância em Lisboa, na freguesia de Alvalade. É casado e pai de dois filhos.
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, complementou a sua formação com um Mestrado Executivo em Marketing Digital pelo INDEG/ISCTE. Ao longo da sua carreira, frequentou diversas formações em instituições de prestígio, como a IE Business School, a Universidade Católica e a Nova School of Business & Economics, entre outras.
Ocupou cargos de direcção e executivos em empresas multinacionais e nacionais, tendo liderado projectos em sectores como produtos de grande consumo, relojoaria, luxo e imobiliário, gerindo operações em diferentes mercados. Desde 2023, trabalha por conta própria nas áreas da consultoria estratégica e de gestão, bem como na consultoria imobiliária.
Desde jovem, manteve uma forte ligação ao desporto, praticando diversos desportos, tendo sido atleta federado de Rugby e de Judo.
O seu percurso político teve início no final de 2019, com a adesão ao partido Chega. Desde então, desempenhou funções na Concelhia de Lisboa, foi membro do Conselho de Jurisdição Nacional, Vice-Presidente da Mesa da Convenção e do Conselho Nacional. Actualmente é Presidente da Mesa da Convenção e do Conselho Nacional.
A 10 de Fevereiro de 2025 tomou posse como membro da Assembleia Municipal de Lisboa pelo partido Chega.