A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo lançou o concurso público para a elaboração do projecto da nova aldeia do Pisão, no âmbito do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (Barragem do Pisão).

O procedimento, publicado esta quinta-feira, dia 17, em Diário da República, tem um preço-base de 1,7 milhões de euros e um prazo de execução de 365 dias.

O prazo para apresentação de propostas decorre até dia 15 de Maio.

No caderno de encargos, a CIMAA explica que para a concretização da Barragem do Pisão, «um projecto fundamental e um investimento estruturante que os municípios elegeram como a primeira prioridade para o desenvolvimento do Alto Alentejo», será «necessário construir a nova aldeia do Pisão, para onde deverá ser realojada a população da actual aldeia, a qual se prevê venha a ficar inundada pela albufeira da barragem».

A nova aldeia do Pisão ficará situada a norte da actual, junto ao lugar do Monte da Velha, a cerca de dois quilómetros da actual aldeia.

Recorde-se que o Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, conhecido por Barragem do Pisão, é uma reivindicação histórica da região que ganha forma.

Segundo a CIMAA, este é o mais importante investimento alguma vez realizado no Alto Alentejo, ascendendo aos 222 milhões de euros, «com capacidade para modificar de forma significativa as oportunidades de desenvolvimento, captação de investimento e sustentabilidade da região».

Publicidade