JS Portalegre dá pontapé de saída nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Há 50 anos, depois de um golpe falhado, abria-se caminho e “apalpava-se terreno” naquele que foi o Primeiro Encontro da Canção Portuguesa e que decorreu no dia 29 de Março. Aquela que seria uma Gala de Entrega de Prémios da Casa da Imprensa acabou por se transformar numa “ruidosa manifestação contra o Regime do Estado Novo”.

É sob este mote que a Juventude Socialista de Portalegre promove esta quinta-feira, dia 28 de Março, pelas 21h30, no CAE Portalegre, um concerto com entrada gratuita e aberto a toda a população.

Para Mário Ceia, presidente da JS Portalegre, «os 50 anos do 25 de Abril obrigam uma estrutura como a nossa, a JS Portalegre, a celebrar a data de maneira especial. As democracias correm risco quando o passado é esquecido ou contado de forma eufemizada. O 1° Encontro da Canção Portuguesa é um dos eventos mais importantes na construção da nossa democracia, mas infelizmente dos mais esquecidos. Quisemos mostrar que os jovens Portalegrenses estão alerta, que não desprezam o passado e que o concelho contará sempre connosco para defender os valores de Abril».

Já Beatriz Meira, uma das vozes dos Nova Casta, explica que «somos um grupo de amigos que passavam serões à volta de uma mesa a tocar e a brindar à vida. Começámos por ser desafiados para pequenos concertos para um público mais juvenil onde “Vejam bem” de Zeca Afonso foi das primeiras músicas que tocámos. Esta música, numa óptica musical, rapidamente se tornou aquela com que mais nos identificamos enquanto grupo.

Hoje, enquanto Nova Casta, assumimos a responsabilidade de cantar as músicas de Abril. Não somos uma banda que toca apenas músicas de intervenção, mas aceitámos o convite da Juventude Socialista de Portalegre com a consciência da importância que tem relembrar a mensagem da Revolução dos Cravos».

Publicidade