Arrancaram esta quarta-feira, dia 18, as obras de reabilitação da Pousada de Juventude de Portalegre, que representam um investimento de mais de meio milhão de euros da parte da Movi jovem, para dotar esta unidade de mais serviços, anunciou o Governo.
A obra, com um prazo de execução de cinco meses, irá dotar a infra-estrutura de 12 quartos, num total de 42 camas, distribuídos por sete quartos múltiplos, quatro quartos duplos e um quarto duplo adaptado a pessoas com mobilidade condicionada. A renovada infra-estrutura irá dispor ainda de copa, cozinha de alberguista e espaços funcionais e de lazer.
De acordo com o Governo, o projecto prevê o desenvolvimento de uma unidade moderna, sustentável, digital, social, acessível e inclusiva, sendo que «a reabilitação profunda desta Pousada irá permitir à Movijovem devolver as condições de segurança, conforto e salubridade desta infra-estrutura, munindo-a de mais valências»
Um dos objectivos desta reabilitação é disponibilizar alojamento a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que procura apoiar jovens que ingressam no ensino superior, existindo um acordo prévio com o Instituto Politécnico de Portalegre.
O Governo, através da Movijovem, ao reabrir esta Pousada encerrada desde 2012, irá garantir a presença da rede de Pousadas de Juventude, actualmente com 43 unidades, em todos os distritos de Portugal continental. O distrito de Portalegre, no Alto Alentejo, não dispunha de nenhuma estrutura activa no seu território.