O novo projecto de educação ambiental “ABC – AgriBioCircular”, liderado pelo InnovPlantProtect (InPP), é um dos vencedores da 6ª edição do Programa Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2022). O objectivo é implementar um programa educativo dirigido a estudantes do ensino secundário e superior que visa consciencializar os jovens do seu papel como parte integrante de uma comunidade – local e global – que deve tomar decisões responsáveis que garantam a preservação do território e do planeta no presente e para as gerações futuras.
O projecto ABC – AgriBioCircular será desenvolvido em contexto escolar, nos laboratórios do InPP e nos olivais, vinhas e montado da empresa Reynolds Wine Growers, localizada em Arronches, onde serão desenvolvidas actividades práticas para alunos da Escola Secundária Dom Sancho II de Elvas e da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE).
O programa educativo visa dar a conhecer bons exemplos da aplicação dos princípios da economia circular à agricultura, e da sua influência sobre a biodiversidade. Os insetos e microorganismos, muitas vezes conotados negativamente e cujo papel nos ecossistemas e na alimentação é desvalorizado, serão protagonistas deste programa.
«Para além do foco nos insetos e microrganismos, a outra novidade deste projecto é a componente de ciência cidadã na qual os estudantes estarão envolvidos. Nestas actividades, os alunos terão a possibilidade de recolher dados que serão armazenados numa aplicação desenvolvida pela equipa do InPP», explica iLaria Marengo, investigadora do InPP responsável pelo projecto. «Estes dados vão ajudar-nos a recolher informações mais precisas sobre os padrões de sazonalidade de várias espécies de insetos e microrganismos benéficos para os ecossistemas ou que podem ter um impacto negativo nas culturas agrícolas, actuando como pragas», acrescenta a investigadora.
No âmbito deste projecto será ainda transmitido o programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade” numa rádio local, com uma periodicidade semanal (todas as quartas-feiras), que pretende dar a conhecer a iniciativa e manter a comunidade do Alto Alentejo informada sobre os últimos desenvolvimentos. O programa estará também disponível em podcast na webpage do projeto (https://iplantprotect.pt/projectos/abc-agribiocircular/).
A 6ª edição do programa do Fundo Ambiental concedeu apoios a fundo perdido de perto de 1,5 milhões de euros a um total de 37 projectos, tendo por objectivo apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objectivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objectivos e compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.
O InnovPlantProtect (InPP) é um laboratório colaborativo (CoLAB) criado para desenvolver soluções inovadoras de base biológica, e prestar serviços de diagnóstico e monitorização para a protecção de culturas, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua protecção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas.