“(Des)Conec.tarde” é o nome da sessão que terá lugar no dia 22 de Maio, pelas 15h, no auditório Abílio Amiguinho, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico (ESECS) de Portalegre.
A iniciativa, promovida por um grupo de alunas no âmbito do projecto final de licenciatura denominado (Des)Conectar, pretende contribuir para alertar para os efeitos negativos das tecnologias digitais nas crianças e jovens, e para incentivar momentos longe dos ecrãs, promovendo o equilíbrio digital e o bem-estar físico e emocional dos mais jovens.
A sessão terá início com um momento cultural pelo grupo “Alentejo na Voz”, que levará um pouco da cultura musical alentejana ao ambiente académico da escola.
No primeiro painel, Rosália Rodrigues, professora da ESECS, e Susana Sequeira, psicóloga do Centro de Respostas Integradas de Portalegre, partilharão os seus testemunhos sobre os efeitos das tecnologias digitais nos mais novos, e abordarão os desafios e as consequências que o uso excessivo de tecnologias pode ter no desenvolvimento das crianças e jovens. O segundo painel contará com a intervenção de Luís Bonixe, professor da ESECS, que abordará a importância da literacia digital nos dias de hoje, e certamente partilhará o seu conhecimento, contribuindo para a compreensão da necessidade de um uso equilibrado e consciente das tecnologias.
Esta é uma das acções realizadas pelas alunas, que já deram a conhecer o seu projecto em duas escolas do norte alentejano, relembrando os mais jovens da vida além dos ecrãs.