Um idoso de 89 anos foi detido pela GNR esta terça-feira, dia 27, em Fortios, depois de ter realizado uma queima de sobrantes na zona onde deflagrou o violento incêndio desta tarde.
Fonte da GNR confirmou ao nosso jornal a detenção do idoso, acrescentando que o homem sofreu queimaduras num braço e indicando ainda que vão agora ser investigadas as causas do incêndio, nomeadamente se este poderá ou não ter tido origem com a queima de sobrantes.
Incêndio em fase de rescaldo
O incêndio, que se encontra actualmente em fase de rescaldo, foi dominado cerca das 19h16, não havendo danos a registar em habitações, apesar de numa fase inicial ter havido esse risco, tal como disse aos jornalistas o 2.º Comandante Sub-Regional do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil Alto Alentejo, João Vaz.
«O incêndio apresentou riscos numa fase inicial, tendo começado pelas 14h59 junto a uma zona área de habitações, nos Fortios», disse o responsável, acrescentando que «devido ao vento» o fogo alastrou para uma encosta com um povoamento florestal, com pinheiros e sobreiros, mas «devido à conjugação dos meios terrestres com os meios aéreos conseguiu-se desviar as chamas das zonas das casas».
João Vaz adiantou ainda que um Bombeiro que estava a combater o incêndio teve de ser assistido devido a exaustão, não havendo registo de feridos.
A Protecção Civil estima que as chamas tenham consumido uma área de 140 hectares, mas «são dados provisórios», refere 2.º Comandante Sub-Regional.
No combate às chamas estiveram um total de 237 operacionais, apoiados por veículos e 12 meios aéreos, dois quais dois aparelhos de coordenação e os restantes de combate.
Estiveram empenhadas as corporações de Portalegre, Nisa, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Monforte, Fronteira, Ponte de Sor, Alter, Avis, Mourão, Alandroal, Borba Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo, Vila Viçosa, Estremoz, Proença-a-Nova, Oleiros, Vila de Rei, Sertã, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Cernanche do Bonjardim, bem como a GNR, o ICNF, E-Redes, Afocelca e Força Especial de Protecção Civil.
Em declarações ao nosso jornal esta noite, no Posto de Comando instalado junto à Praça de Touros da Vargem, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, deixou um agradecimento a todos os homens e mulheres que ajudaram a combater este incêndio, bem como elogiou a coordenação dos meios.