Horse Economic Forum: Alter vai à Golegã debater estratégias para exportar economia do Cavalo

Alter do Chão vai à Golegã promover, já esta quinta-feira, a realização da conferência Local Stakeholders for Global Market – The Coopetitive Relationship, uma iniciativa do Horse Economic Forum.

O objectivo do evento, integrado no programa da XLVI Feira Nacional do Cavalo, é encontrar respostas estratégicas para o futuro do sector equestre e deixar um desafio ainda maior: «vamos coopetir e unir esforços para a dinamização da economia do Cavalo».

«Do Turismo equestre ao Desporto, da Investigação à Ciência e da Educação à Saúde, como se pode, afinal, cooperar para exportar mais a economia do Cavalo? E porque é que competir pode significar cooperar activamente quando o objectivo é comum, ou seja, coopetir?». Este é o repto lançado pelo Horse Economic Forum, uma iniciativa do Município de Alter do Chão, que promete avaliar, pela primeira vez, o impacto da economia do Cavalo em Portugal, e que vai juntar à mesma mesa dois ilustres municípios do mundo equestre.

Com moderação da vereadora do Património, Cultura e Turismo de Alter do Chão, Raquel Palmeiro, o painel de debate conta com a participação de Diogo Rosa, vice-presidente do Município da Golegã, Luís Ferreira Lopes, consultor de estratégia e comunicação e ex-assessor do Presidente da República para a área das Empresas e Inovação, Jorge Ortigão Costa, responsável pela coudelaria privada com o mesmo nome e a que mais exporta cavalos portugueses, e o cavaleiro profissional e treinador internacional de ensino Paulo Caetano.

O objectivo do Horse Economic Forum é comum a todos os concelhos ligados ao Cavalo, garante a autarca de Alter do Chão, que destaca o papel dinamizador que o Município pretende assumir com a realização destas iniciativas: «O Horse Economic Forum vai afirmar-se como uma plataforma de dinamização comum para todos os agentes do sector, que reconhecem a necessidade de uma ferramenta que lhes permita cooperar e avançar juntos, internacionalizando e exportando mais a economia do Cavalo», refere Raquel Palmeiro.

A conferência decorre no mesmo dia em que é assinado o protocolo de constituição da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo, que une vários municípios, entre eles Alter do Chão e a Golegã, e cuja iniciativa partiu da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Além do Annual Report – Estudo do Impacto da Economia do Cavalo – que será divulgado em 2023 – o Horse Economic Forum lançará também o Horse Business Ideias, o primeiro concurso de ideias de negócio centrado na economia do Cavalo. Paralelamente, o Horse Economic Forum está já a promover a Alter Agenda, uma plataforma para facilitar negócios equestres, divulgar oportunidades de emprego e partilhar conhecimento a nível global sobre o setor.

Programa:

10 de novembro, 17h00: Conferência Local Stakeholders for Global Market – The Coopetitive Relationship. Auditório Eng. Ricardo Magalhães, Edifício Equuspolis. Golegã.

Publicidade