Um homem de 67 anos foi detido, terça-feira, por tentativa de homicídio em Sousel. Alegadamente, o homem terá ateado fogo a uma mulher de 33 anos na carpintaria de que é proprietário e posteriormente chamado a GNR, que encontrou a vítima, que será a sua actual companheira, embrulhada em cobertores no interior do edifício que é também residência do suspeito.
O JN avança que a mulher reside em Sousel e que há cerca de 20 anos, quando ainda era menor, terá sido violada por este homem, tendo o agressor sido julgado e condenado quatro anos de prisão, e cumprindo metade do tempo, no Estabelecimento Prisional de Elvas.
Um documento da Polícia Judiciária divulgado esta quinta-feira confirma que, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, foi identificado, localizado e detido fora de flagrante delito um homem sobre o qual recaem fortes suspeitas da prática de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada. Os factos criminosos ocorreram «num anexo do domicílio do detido, para onde a vítima foi obrigada a entrar e empurrada para uma fogueira», tendo o individuo «agido motivado por vingança pelo termo de uma relação existente entre ambos há largos anos».
A vítima apresentava graves queimaduras no tronco, cabeça e braços, correndo perigo de vida, o que obrigou à sua transferência para uma unidade hospitalar central, em Lisboa.
O detido vai ser presente à autoridade judiciária para realização de interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.