O Grémio Transtagano – Associação Cívica e Cultural vai homenagear no próximo dia 8 de Dezembro o Poder Local Democrático e os autarcas eleitos em 1976, nas primeiras eleições livres para as autarquias locais.

Os antigos autarcas Rui Nabeiro (Campo Maior), Fernando Soares (Portalegre e Castelo de Vide), João Pista (Alter) e António Falé Canoa (Monforte) são os protagonistas da homenagem e participarão numa tertúlia que será moderada por Jaime Estorninho, último Governador Civil de Portalegre, e por Sérgio Campos, autora do livro “Em Memória dos Cidadãos Eleitos no Alto Alentejo”.

O evento foi apresentado na segunda-feira, dia 28, em conferência de imprensa realizada na sede do Grémio Transtagano, na Rua Tenente Valadim, em Portalegre, onde Diogo Júlio, presidente da Associação, e Luís Carapinha, membro da direcção do Grémio, deram a conhecer os programas da iniciativa.

De acordo com Diogo Júlio, esta iniciativa pretende fazer um reconhecimento, através dos primeiros autarcas eleitos e ainda vivos, a todos os presidentes da Câmara que «deram a cara e a voz» nas primeiras eleições autárquicas do pós-25 de Abril.

Já Luís Carapinha sublinhou a importância da presença dos antigos autarcas nesta iniciativa, uma vez que «são uma referência para aquilo que é a democracia local».

A homenagem ao Poder Local Democrático está agendada para o dia 8 de Dezembro (quinta-feira) e tem início pelas 11h30 com a recepção aos convidados no Museu de (A) Brincar, seguida de uma visita ao espaço.

Pela 13h decorreu o almoço que terá lugar no restaurante a Estalagem e logo depois, pelas 15h, tem lugar a tertúlia com os antigos autarcas.

O dia termina pelas 17h30 com uma prova de vinhos, degustação de produtos regionais e Fado, na Herdade do Perdigão.

A participação nas cerimónias carece de inscrição que pode ser feita até dia 2 de Dezembro através do e-mail: diogocletoserra2gmail.com, da página de Facebook do Grémio, ou do telefone 927 820 599.

A iniciativa conta com o apoio dos Municípios de Alter, Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Monforte e Portalegre.

Foto: Rádio Portalegre

Publicidade