O Primeiro-Ministro, António Costa, anunciou hoje que Portugal pode «dar o passo de avançar» com as medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda-feira, dia 5.
O chefe do Governo, que falava esta quinta-feira, dia 1, no final do Conselho de Ministros, explicou que «a aplicação combinada dos dois critérios», nomeadamente a incidência e ritmo de transmissão, mantém o País «claramente no quadrante verde», ainda que a aproximar-se do amarelo.
Assim, na segunda-feira, dia 5, terá início a segunda fase do desconfinamento que prevê a abertura escolas do 2.º e 3.º ciclo (e ATL para as mesmas idades), equipamentos sociais na área da deficiência, Centros de dia.
As lojas até 200 m2 com porta para a rua podem deixar de vender ao postigo, podendo assim fazer atendimento presencial, as esplanadas podem abrir, com grupos de quatro pessoas, as feiras e mercados de levante podem retomar venda de produtos não-alimentares, com autorização municipal.
No desporto, estão previstas as retomas das modalidades desportivas sem contacto físico e actividade ao ar livre com quatro pessoas. Já os ginásios podem funcionar, mas sem aulas de grupo.
Podem também voltar a reabrir os museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares podem reabrir.