O concelho de Gavião está em festa para celebrar os 505 anos da atribuição do Foral. O ponto alto das comemorações acontece no próximo sábado, dia 23, Feriado Municipal.
O programa comemorativo teve início esta quinta-feira, dia 21, com a comemoração do 8.º aniversário do Museu das Mantas em Belver e prossegue na sexta-feira, dia 22, com a celebração do Dia da Floresta Autóctone, pelas 11h, e o espectáculo de “Quim Roscas e Zeca Estacionâncio”, que decorre pelas 21h no Cine-teatro Francisco Ventura.
O Feriado Municipal assinala-se no sábado com as comemorações a terem início, pelas 10h, com o Içar da Bandeira no Largo do Município, momento que contará com a Guarda de Honra pela Corporação de Bombeiros de Gavião e acompanhamento pela Banda Juvenil.
Para as 11h está agendada a abertura do Mercado de Natal, no Jardim do Cruzeiro, seguindo, pelas 11h30, as inaugurações da Pista de Gelo, instalada na Alameda 25 de Abril, e do Comboio de Natal.
Pelas 16h o grupo “Os Cá de Cima” actuam no Mercado de Natal e, pelas 21h, o Cine-teatro recebe o concerto “Amor a Portugal”, por Silvie Ornelas e Ensemble Ibérico.
O programa comemorativo prossegue até dia 30 de Novembro e inclui a caminhada 505 anos de Gavião, no domingo, dia 24, o encontro de ginástica sénior, no dia 25, na Freguesia de Comenda, a inauguração da exposição “Mulheres e Resistência”, no dia 27, a iniciativa Creactivity Bus, no dia 29, e a comemoração dos 19 anos da CPCJ, o jogo de Sub-10 entre “Os Gavionenses” e os Estrela de Portalegre, uma Noite de Fados e o II Jantar Jovem, no dia 30.