A Fundação Eugénio de Almeida (FEA) recebeu um agradecimento formal por parte da Embaixada da Ucrânia em Portugal, em «reconhecimento pela sua valiosa contribuição para a realização de iniciativas humanitárias e pelo apoio prestado à Ucrânia e aos seus cidadãos na luta pela defesa da liberdade e dos valores democráticos».
A distinção foi atribuída pela Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko, no âmbito da celebração do Dia da Independência da Ucrânia, que teve lugar no dia 8 de Setembro, no Museu da Electricidade, em Lisboa.
Em representação da Fundação Eugénio de Almeida esteve presente Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e Assuntos Institucionais, que recebeu a distinção e sublinhou que «este reconhecimento da Embaixada da Ucrânia honra profundamente a Fundação Eugénio de Almeida e valoriza o trabalho desenvolvido em colaboração com a comunidade ucraniana em Évora. Continuaremos a promover iniciativas que reforcem a solidariedade, a inclusão e a defesa dos valores humanos e democráticos que partilhamos».
Desde 2022, a Fundação Eugénio de Almeida tem vindo a construir, com a sua equipa técnica e envolvendo voluntários, um trabalho contínuo de proximidade com a comunidade ucraniana refugiada e residente em Évora, promovendo iniciativas que favorecem o acolhimento, a integração e a construção de pontes entre culturas. Este reconhecimento reflecte o trabalho consistente da Fundação no apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade e reforça o seu papel activo na promoção de valores de solidariedade, cooperação e defesa da dignidade humana.