Fundação EDP investe mais de um milhão de euros para apoiar projectos sociais inovadores

A Fundação EDP vai apoiar, através do Programa EDP Energia Solidária, projectos sociais que, ao promover a transição energética justa, tenham um impacto positivo junto de pessoas ou grupos em situação de vulnerabilidade, trabalhadores da economia social, estudantes ou comunidades mais isoladas.

A edição de 2024 do programa EDP Energia Solidária representa um investimento social de mais de dois milhões em Portugal, Espanha e Brasil. Deste total, mais de um milhão de euros será investido em Portugal, em acções de mobilização e de capacitação das entidades candidatas e no financiamento aos projectos vencedores.

O programa EDP Energia Solidária enquadra-se na estratégia de impacto social da EDP – Y.E.S. – You Empower Society que tem o seu principal foco na transição energética justa.

«Ao orientar o investimento social para a transição energética justa, a Fundação EDP está a reforçar o seu compromisso com uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Através de programas como o EDP Energia Solidária estamos a apoiar o desenvolvimento de projectos inovadores e com impacto positivo nas comunidades, como também a melhorar as condições de vida de famílias e instituições em situações de maior vulnerabilidade. Acreditamos que, ao unir esforços nessas frentes, podemos efectivamente construir um futuro mais justo e sustentável», salienta Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP.

Podem candidatar-se entidades com e sem fins lucrativos, com respostas sociais em áreas como a inclusão energética, a protecção do património natural e da biodiversidade, a eficiência energética e energias renováveis, ou a mobilidade sustentável. As candidaturas decorrem de 1 a 31 de Maio no website da Fundação EDP (www.fundacaoedp.pt), onde pode ser consultado o regulamento. 

Para reforçar a capacidade do ecossistema social na criação de respostas inovadoras e com impacto na transição energética justa, uma rede de incubadoras parceiras da EDP Energia Solidária estará disponível para apoiar as entidades no processo de ideação e na preparação das candidaturas. As entidades vencedoras poderão também contar com acompanhamento de voluntários do grupo EDP na fase de implementação dos projectos.

Nesta edição do EDP Energia Solidária, duas incubadoras, que trabalharão em conjunto, do distrito de Portalegre estarão disponíveis para apoiar os processos de candidatura ao programa: BioBIP – Bionergy and Business Incubator of Portalegre e C.BIP – Incubadora de Empresas Culturais e Criativas, ambas do Politécnico de Portalegre.

Em 2023, o EDP Energia Solidária possibilitou a criação de 30 projectos em Portugal, em Espanha e no Brasil. Só em Portugal, o programa viabilizou 15 novas respostas sociais que pretendem ter um impacto positivo na vida de mais de 18 mil pessoas através de soluções que promovem a transição energética justa.

Publicidade