Festival Periferias apresentado em Lisboa

A Casa do Comum, em Lisboa, foi o local escolhido para acolher a apresentação da 12ª edição do Periferias Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara, que este ano decorre entre os dias 9 e 17 de Agosto.

Nesta cerimónia informal, que contou com as intervenções de Paula Duque, directora do evento, Luís Costa, vice-presidente do Município de Marvão, Alberto Piris, alcalde de Valencia de Alcántara, Elisabeth Martín, deputada de turismo da Diputación de Cáceres, e António Gil Aparício, director da Filmoteca da Extremadura, Rui Tendinha, autor do filme “Periferias, um festival de afectos”, desvendou um pouco da programação desta edição.

Publicidade

De natureza itinerante, o Periferias dá vida ao espaço público, escolhendo cenários inesperados, como uma desactivada estação de comboios, uma antiga alfândega, um lagar de azeite ou as ruínas de uma cidade romana. 

A sua aposta centra-se no cinema documental e de autor, abrangendo direitos humanos, arte e meio ambiente, com películas de ficção, documentário e animação, oriundas de Alemanha, Brasil, Espanha, Finlândia, Itália, Palestina, Portugal, São Tomé e Príncipe e Tunísia.

O evento tem a sessão de abertura marcada para o dia 9 de Agosto, às 21h30, no Pátio do Castelo de Marvão, com a projecção do filme “Manga d’Terra”, de Basil da Cunha, estando prevista a presença do realizador.

Ainda no primeiro dia, às 23h45, a cantora cabo-verdiana Eliana Rosa, protagonista do filme “Manga d’Terra”, sobe ao palco do Castelo de Marvão para um concerto que promete muita animação.

Além de Marvão, as actividades realizam-se em Santo António das Areias, Beirã, Portagem, Galegos, na cidade romana de Ammaia, em Castelo de Vide e nas povoações espanholas de Valencia de Alcántara, La Fontañera, Santiago de Alcántara e Malpartida de Cáceres.

A cerimónia de encerramento, que inclui a entrega do “Prémio Tejo/Tajo Internacional Reserva da Biosfera Transfronteiriça” ao filme vencedor da 12.ª edição do Festival, está agendada para 17 de Agosto, no Museu Vostell, em Malpartida de Cáceres.

Publicidade