A vila de Marvão acolhe, de 23 de Julho a 1 de Agosto, a 7ª edição do Festival Internacional de Música (FIMM). Organizado pela Associação Marvão Music, com o apoio do Município, este evento decorre ao longo de 10 dias e conta com uma programação cultural de mais de 30 concertos, múltiplas exposições de arte e a actuação de mais de uma centena de músicos, provenientes de vários países.
O FIMM, que já é um marco na agenda cultural do concelho Marvão, é este ano inteiramente dedicado à música de câmara e conta com a transmissão em directo, de sete concertos, através do site: https://marvaomusic.com/
Todas as actividades estão planeadas de acordo com as normas impostas pela DGS e contam com o responsável comportamento do público no cumprimento das regras vigentes.
Os restantes espectáculos, que irão decorrer em espaços amplos e ao ar livre, não só no concelho de Marvão, mas também em Portalegre, Castelo de Vide e Valencia de Alcántara (Espanha), têm o custo de 20 euros e os bilhetes disponíveis estão à venda através da Ticketline. Seis dos concertos são de entrada gratuita, mas com lotação limitada e sujeitos a marcação prévia.
«O Festival Internacional de Música de Marvão já faz parte da nossa identidade. É com muito orgulho que somos novamente, e ano após ano, palco de um evento cultural desta dimensão e grandiosidade. Este ano, não obstante, a actual situação pandémica e o progressivo caminho de desconfinamento, não quisemos deixar de proporcionar aos nossos munícipes, e a quem nos visita, a possibilidade de disfrutar, em segurança, de um momento único e especial, como é o Festival Internacional de Música de Marvão, uma das principais bandeiras da nossa região», explica Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão.
Em 2019, o Festival Internacional de Música atraiu à região mais de 10 mil visitantes e atingiu um recorde de espectáculos esgotados vários dias antes da sua realização, numa edição lotada como nunca antes visto. Em 2020, a organização viu-se obrigada a cancelar o Festival em virtude da crise pandémica, levando o certame a reinventar-se e a adoptar um carácter totalmente virtual através do live streaming de cinco concertos, acabando também por se revelar num sucesso de partilhas e interacções nas redes sociais.
Fundado em 2014, e com direcção artística de Christoph Poppen e Juliane Banse, o FIMM tornou-se num dos maiores festivais de música clássica em Portugal, atraindo anualmente, à região de Marvão, Castelo de Vide, Portalegre e Valencia de Alcántara (Espanha) centenas de artistas e milhares de visitantes, portugueses e estrangeiros.
Para além do apoio do Município, o Festival Internacional de Música de Marvão é organizado em parceria com o BPI Fundação “la Caixa”, o Grupo Ageas Portugal e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Temos bilhetes para oferecer
O Jornal Alto Alentejo, em parceria com o Grupo AGEAS Portugal, tem para oferecer bilhetes para o Festival Internacional de Música de Marvão no próximo dia 23 Julho (sexta-feira). Para isso basta que faça chegar, até às 18h do dia 22 de Julho, via email para altoalentejo.publicidade@gmail.com, a resposta à seguinte questão:
Qual a edição do Festival Internacional de Música de Marvão?
Envie a resposta identificada com nome, nº cartão de cidadão e contacto. Serão oferecidos bilhetes, até ao limite da disponibilidade, aos primeiros emails recebidos.