O Festival Internacional Balões de Ar Quente está de regresso ao Alto Alentejo, pelo 27º ano consecutivo, e vai voltar a reunir participantes oriundos de diversos países europeus.
A 27ª edição do festival terá lugar em Alter, Fronteira, Monforte, Ponte de Sor e na Fundação Abreu Callado, em Benavila, de 7 a 13 de de Novembro. Nesta edição, o evento contará com a participação de 30 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica).
O 27º Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos e a população também está convidada a viver a inesquecível experiência de voar, através da aquisição de pulseiras solidárias, cujas receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários das localidades aderentes. O valor das pulseiras será entre 75€ e 90€.
(Mais informações sobre como voar, condições de voo e como adquirir as pulseiras divulgadas no site www.fibaq.com).
A organização do festival cabe, como sempre, à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do País para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira.
Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio-gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que «é uma honra regressar com este festival ao Alto Alentejo, que já acontece há 27 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo». Os objectivos primordiais do festival passam pela «promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas», conclui.
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) teve a sua primeira edição em 1997. É anualmente organizado pela Publibalão (e coorganizado, pelo quinto ano, pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo» e, após 26 edições marcadas pelo forte sucesso deste evento, assume-se como um dos maiores e mais importantes festivais da Europa. Este evento pretende promover o balonismo em Portugal entre os amantes do desporto e a comunidade local, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos, bem como o conhecimento técnico e a inovação da atividade.
A Publibalão foi fundada em 1994 e foi a primeira empresa a operar na área do balonismo. É uma empresa acreditada e em constante empreendimento nas áreas adjacentes ao balonismo (desporto, lazer, eventos de promoção e formação). O CEO, Aníbal Soares, sagrou-se vencedor de duas Taças de Portugal, quatro Travessias a Portugal e uma Ibérica em balões de ar quente. A Publibalão conta com a realização de mais de 4000 voos em território nacional e internacional. É a empresa que organiza o Festival Internacional de Balões de Ar Quente (que acontece anualmente na região do Alentejo e que este ano marca a 27ª edição) e o Campeonato Ibérico de Balonismo.
O Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, é a primeira e única escola do País para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, e, para além da formação de pilotos, pretende ministrar estágios de aperfeiçoamento para equipas de resgate e dar a conhecer ao público esta actividade.
É sobretudo um projecto que pretende dinamizar a actividade de balonismo, criando sinergias que permitam desmistificar a ideia complexa de voar num balão de ar quente.