O “Artes Por Cá” – Festival Descentralizado de Artes do Concelho de Alter, promovido pelo Município, está de regresso entre os dias 9 de Março e 10 de Maio para uma segunda edição dedicada à dança, com o objetivo de divulgar esta área artística como uma linguagem universal e multicultural, junto da população do concelho.
Serão apresentadas qautro companhias de dança que contam com bailarinos de dimensão nacional e vários estilos, desde as danças latinas, ao rock, ao flamenco e à dança contemporânea.
O espetáculo de abertura, que acontece no dia 9 de Março (domingo), pelas 16h, na freguesia de Cunheira, estará a cargo da Ritmos Dance Studio, vinda da cidade do Porto e que tem como diretor artístico Vadim Potapov, considerado como um dos mais prestigiados dançarinos de danças latinas em Portugal e campeão nacional vários anos consecutivos nessa modalidade.
No dia 16 de Março, pelas 16h, na freguesia de Chança, entra em acção a Companhia de Dança Marina Popova, com o espetáculo Rock Motion, um trabalho multidisciplinar onde a Dança, a Música e a Imagem se integram num cocktail explosivo entre movimento e arrojados riff’s de guitarra eléctrica.
Já no dia 23 de Março (domingo), pelas 16h, na freguesia de Seda, a Companhia de Flamenco João Lara apresenta “Ode Flamenca”, onde o flamenco emerge como uma arte viva, numa dança constante entre a luz e a sombra, entre o êxtase e a melancolia.
O festival termina no dia 10 de Maio, pelas 21h, no cineteatro municipal, com a Companhia de Dança Contemporânea de Évora, com o espectáculo “Lucidez”, uma obra encomendada, no âmbito de Évora, cidade Capital Europeia da Cultura 2027, com direção de Nélia Pinheiro, figurinos de José António Tenente, Nuno Meira no desenho e luz e a interpretação a cargo de cinco bailarinos da Companhia Nacional de Bailado.
