Tomaram posse na última segunda-feira, dia 1 de Julho, os novos órgãos sociais da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), eleitos para o triénio 2024-2026. Tal como o nosso jornal já havia noticiado, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assume funções como presidente da Assembleia-Geral.
A cerimónia de tomada de posse dos eleitos decorreu na sede da ENB, em Sintra, e foi presidida pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Paulo Ribeiro, contando ainda com as presenças do vice-presidente da Câmara de Sintra, Bruno Parreira, do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), Brigadeiro-General José Duarte da Costa, do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, do Comandante Nacional de Emergência e Protecção Civil, André Fernandes, e da Directora Nacional de Bombeiros, Susana Silva.
O novo elenco directivo é liderado por Lídio Lopes, e composto pelos vogais Albertino Ventura, indicado pela ANEPC, e Marco Martins, indicado LBP.
Já na Mesa da Assembleia Geral passa a ser liderada por Fermelinda Carvalho e composta pelos vogais Olga Morais (ANEPC) e o 2º Comandante Pedro Magrinho (LBP).
O Conselho Fiscal é composto por Lurdes Cordeiro (Presidente), Cristina Escórcio (ANEPC-Vogal) e o Comandante Luís Araújo (LBP-Vogal), enquanto que o Conselho Geral passa a ser presidido por António Carvalho, sendo os restantes membros nomeados à posteriori.
Entretanto, os membros que cessaram funções nos diferentes órgãos sociais da ENB foram condecorados pela LBP com a Medalha de Agradecimento.
Recorde-se que a ENB é uma entidade privada sem fins lucrativos e pessoa colectiva de utilidade pública que tem como associados a ANEPC e a LBP. Reconhecida como autoridade pedagógica na formação técnica dos Bombeiros portugueses, é a ENB que, desde 1988, tem vindo a desenvolver as qualificações e especializações indispensáveis à missão, cada vez mais exigente, dos bombeiros e demais agentes de protecção e socorro.