FAS apela à dádiva de sangue durante o verão (c/vídeo)

A FAS – Federação das Associações de Dadores de Sangue, no cumprimento das suas funções de apoio às Associações e Grupo de Dadores de Sangue nossas filiadas, desenvolveu uma campanha de verão, previamente programada com os Centros de Sangue e Transplantação do IPST-IP, no que concerne a sessões extraordinárias de colheita de sangue por todo o País.

Em comunicado, a FAS refere que «todos os anos, na altura do verão, o País atravessa situações de carência de sangue, derivada do deslocamento dos dadores em férias. Os promotores da dádiva e o IPST – Instituto Português do Sangue e da Transplantação têm que acompanhar este movimento dos dadores, para que continuem a fazer as duas dádivas».

Publicidade

No sentido de ajudar os promotores destas colheitas, a FAS produziu um vídeo em que anuncia os locais e datas das sessões de colheita de sangue.

«Muitas pessoas precisam deste apoio e sem estas acções, doentes podem morrer ou sofrerem dificuldades. Exemplo disso é a necessidade dos derivados do sangue, em especial nos tratamentos oncológicos», sublinha a Federação.

«O mundo está a atravessar uma situação atípica que afecta todas as áreas da vida das pessoas. Felizmente, graças ao espírito solidário e corajoso dos nossos dadores, a dádiva de sangue tem conseguido manter níveis muito satisfatórios, apesar das restrições conhecidas. Em condições normais, a época de férias já é motivo para uma atenção redobrada, no sentido de garantirmos que as reservas de sangue mantenham os níveis de segurança. Por isso, nunca são demais os apelos e as campanhas a favor desta grande causa. Há sempre alguém a necessitar do gesto benévolo dos dadores e por isso a dádiva de sangue não pode tirar férias. Este verão, também tu podes salvar vidas. Dá sangue. Salva vidas!», sublinha a FAS.

Publicidade