Faleceu Maria Helena Henriques, referência da gastronomia portalegrense

Faleceu no domingo, dia 10, a portalegrense Maria Helena Henriques, uma referência da gastronomia da cidade e da região.

Nascida em 1935 e natural de Portalegre, Maria Helena Caroço Semedo Henriques foi uma referência da gastronomia Portalegrense e Alentejana e, com o seu marido José Henriques, falecido há pouco meses, fez escola e tornou-se um expoente máximo da “boa gastronomia e do turismo” a nível nacional.

«Com uma vida profissional dedicada a reunir e aperfeiçoar receitas da Cozinha Tradicional Alentejana, herdadas de família, marcou positiva e indelevelmente a identidade turística local e regional com a sua passagem no “Plátano”, no “Alpendre”, no “Tarro”, no “Restaurante dos Assentos” e, em particular na “Estalagem da Quinta da Saúde”», lembra a Câmara em comunicado.

Com o seu marido, José Henriques, recebeu inúmeros prémios e distinções, dos quais se destacam a Medalha de Mérito Turístico, Grau Bronze, por serviços relevantes prestados ao Turismo, em representação do Alentejo e da cidade de Portalegre, atribuída pela Secretaria de Estado, em 1987 e, em 2016, a medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Portalegre.

Em Julho de 2020, o casal Maria Helena e José Henriques foi homenageado no âmbito das comemorações do 20º aniversário da elevação da Gastronomia Portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Portalegre.

À família, AA apresenta sentidas condolências.

Publicidade