Fábrica de Startups e Turismo de Portugal convidam startups a candidatarem-se ao Tourism Advance

A Fábrica de Startups, com o apoio do Turismo de Portugal, lança novo programa de inovação aberta, Tourism Advance, que desafia empresas do turismo e startups a unirem forças para impulsionar a inovação e a competitividade no sector.

Os startups devem ter, pelo menos, um produto, serviço ou solução que contribua para a resolução de um dos macro desafios apresentados pelas empresas parceiras. O programa Tourism Advance oferece uma plataforma única para empresas do sector do turismo e startups colaborarem, partilharem ideias e desenvolverem soluções inovadoras que impulsionem a competitividade e a sustentabilidade do sector.

O objectivo é que as startups respondam aos desafios lançados pelas empresas e trabalhem no desenvolvimento de projectos-piloto. Ao reunir o conhecimento e a experiência das empresas estabelecidas com a agilidade, a criatividade e inovação das startups, o Tourism Advance promete ser um catalisador da modernização, desenvolvimento e crescimento do sector do turismo em Portugal.

As candidaturas estão abertas até ao dia 23 de Fevereiro de 2024 e podem ser feitas através do website oficial do programa em tourismadvance.pt.

O Tourism Advance arranca já com algumas empresas associadas como a Carris Tur, Dig-in (antiga Zomato), Galo Resort Hotels, Grande Hotel do Luso e Parques de Sintra, entre outros. De entre os desafios propostos pelas empresas podemos encontrar a automatização de processos, melhoria da relação com o cliente, sustentabilidade, contratação, gestão e retenção de recursos humanos, e melhoria da experiência do cliente.

«Esta é uma oportunidade valiosa para que as startups expandam o seu portfólio de clientes e testem novos produtos e serviços em estreita ligação com o mercado real, que tem desafios muito concretos e precisa de soluções inovadoras e novos talentos para os colmatar», avança António Lucena de Faria, CEO da Fábrica de Startups.
Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, «a inovação no turismo deve ser uma atitude, não só dos empreendedores que se desafiam a encontrar soluções disruptivas, mas também de um sector mais próximo, disponível e aberto para conhecer e testar essas soluções. Ao apoiar o Tourism Advance – um dos programas de inovação aberta no âmbito do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism – o Turismo de Portugal estimula e consolida a ligação com o ecossistema de inovação, criando as condições para que o futuro do sector assente em empresas cada vez mais sustentáveis, competitivas e inovadoras».

Para além do Tourism Advance, o Turismo de Portugal tem vindo a apoiar a Fábrica de Startups no desenvolvimento de outros programas de aceleração e open innovation (da Fábrica de Startups), como o Discoveries, o Tourism Explorers, o Tourism Co-Lab e o Tourism AdVenture, pelos quais já passaram mais de 580 startups e mais de 2200 empreendedores.

A Fábrica de Startups é uma aceleradora de startups, que tem como missão ajudar as pessoas a serem empreendedoras de sucesso, contribuindo para o fomento do empreendedorismo e para a criação de mais e melhores startups em Portugal. Para tal, realiza programas de aceleração, como o Tourism Explorers, organiza eventos e promove várias iniciativas, onde utiliza a sua própria metodologia (baseada em conceitos de design thinking, lean startup e customer development), para ajudar a identificar ideias de negócio, criar equipas, desenhar o modelo de negócio, descobrir clientes e lançar a empresa.

A Fábrica de Startups ajuda, ainda, a promover a inovação dentro das grandes e médias empresas, através da realização de programas corporativos, que permitem descobrir novas ideias de negócio, validar modelos de negócio e lançar novas ofertas no mercado (go-to-market).

Info: www.fabricadestartups.com

Publicidade