O Grupo dos Amigos de Olivença (GAO) anunciou que, «no reconhecimento do mérito da sua actividade em defesa da integridade territorial de Portugal, da cultura portuguesa e da educação cívica», passou a figurar entre as entidades passíveis de consignação do IRS.
Em comunicado enviado ao nosso jornal, o GAO refere que, «com mais de 80 anos de história na defesa da retrocessão do território oliventino e do direito de Portugal sobre Olivença, já havia sido distinguido pelo Estado Português com o Estatuto de Utilidade Pública, reconhecendo a relevância da sua intervenção. Agora, com a possibilidade de beneficiação da consignação de IRS, o Estado vem mais uma vez sublinhar a importância do papel do GAO na preservação da identidade histórica e cultural portuguesa e na promoção de valores cívicos fundamentais para a afirmação da soberania nacional».
Para o GAO a atribuição desta prerrogativa representa «uma oportunidade única para o reforço das suas actividades, permitindo um maior alcance das suas iniciativas e um incremento da sua ação em prol da causa oliventina. A partir de agora, todos os cidadãos podem contribuir diretamente para a missão do GAO, destinando 1% do seu IRS, que seria destinado ao Estado, para apoiar a continuação e ampliação do trabalho desenvolvido por esta associação. Para tal, basta indicar o NIF do Grupo dos Amigos de Olivença: 503 899 216, no momento da entrega da declaração de IRS».