Espanha inicia concurso para desmantelamento da Central Nuclear de Almaraz

EFE

A empresa pública espanhola Enresa, responsável pela gestão de resíduos radioactivos, iniciou o processo de licitação para serviços de engenharia destinados ao desmantelamento da Central Nuclear de Almaraz.

Segundo a agência EFE, a Plataforma de Contratação do Sector Público inclui na terça-feira, dia 25, o anúncio prévio do referido concurso, cujo orçamento base é de 28 milhões de euros e um prazo de execução de cinco anos.

Publicidade

O objecto do contrato é a prestação do serviço de engenharia para o desmantelamento da Central Nuclear de Almaraz a fim de realizar os estudos e projectos de engenharia, especificações e projectos de obra e a preparação da documentação para a sua autorização.

De acordo com o programa de operação e desmantelamento de instalações nucleares em Espanha, inserido no VII Plano Geral de Resíduos Radioactivos, a data de cessação da exploração das Unidades I e II de Almaraz está fixada para Novembro de 2027 e Outubro de 2028, respectivamente.

Segundo a notícia da EFE, «a partir de ambas as datas será aberto um prazo de três anos para realizar a transferência da propriedade da central – actualmente nas mãos da Iberdrola, Endesa e Naturgy – para a Enresa tratar de aspectos do desmantelamento, cujo prazo decorre nos 10 anos seguintes, ou seja, entre 2030 e 2041.

Recorde-se que a Central Nuclear de Almaraz entrou em funcionamento em 1981 e a sua refrigeração é feita nas águas do rio Tejo, fazendo fronteira com os distritos de Castelo Branco e Portalegre, sendo Vila Velha de Ródão a primeira povoação portuguesa banhada pelo Tejo depois de o rio entrar em Portugal.

Publicidade