“Espaço i” integra empresas e inovação no Mercado Municipal de Ponte de Sor

A Câmara Municipal de Ponte de Sor inaugura esta quinta-feira, dia 17, pelas 15 horas, o Espaço i e a sede da Empresa Intermunicipal de Águas do Alto Alentejo. O programa contempla ainda a assinatura de um acordo de parceria para a formação em novas tecnologias com a NOS que visa dotar a cidade de mais uma zona de livre acesso à internet de última geração. O Espaço i situa-se no 1.º andar do novo Mercado Municipal, no n.º 10 da Rua Olivença, em Ponte de Sor.

O piso de cima do edifício reabilitado do Mercado Municipal, cuja entrada é independente, foi idealizado para ser ocupado por empresas. «O seu nome nasce da intenção de associar o “E”, de espaço e empreendedorismo ao “i” de inovação, de imaginação, de internet e de integração de diferentes empresas no tecido da cidade e no comércio local, em claro diálogo com a dinâmica que se gera em todo o edifício – uma zona vibrante de encontro de pessoas, empresários, turistas e comerciantes», refere Hugo Hilário, presidente da Câmara de Ponte de Sor.

O Espaço i é constituído por gabinetes que serão disponibilizados a empresas por via de concurso público. Terá também salas de reunião e espaço destinado a regime de coworking. A sede da nova Empresa Intermunicipal das Águas do Alto Alentejo, participada por dez dos 15 municípios de Portalegre será também inaugurada e terá aqui um balcão de atendimento ao público, assim que se justificar.

Um dos ocupantes do pólo será a operadora de telecomunicações NOS que, por via de um acordo de parceria, fornecerá um serviço de telecomunicações 5G de elevado desempenho com uma solução wi-fi capaz de servir todo o edifício e zonas exteriores envolventes.

A parceria, que envolve também o Instituto Politécnico de Portalegre, inclui também a capacitação e formação de profissionais de novas tecnologias. No dia da inauguração será celebrado o acordo de parceria entre a autarquia, a NOS e o Instituto Politécnico de Portalegre.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, «enquanto parceira fundamental para a transformação digital e coesão territorial dos municípios portugueses, a NOS está comprometida com o desenvolvimento do país como um todo. Ao dinamizar a criação de postos de trabalho qualificados de âmbito tecnológico e ao apoiar a formação de novos profissionais em TI no Alto Alentejo/Distrito de Portalegre, estamos a criar as condições para um maior e mais descentralizado desenvolvimento económico, e para impulsionar de forma decisiva a transição digital de Portugal».

Segundo Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, «esta parceria enquadra-se na estratégia que o município tem vindo a seguir de fixar população, de criar mais e melhores infraestruturas para a atração de pessoas e de famílias que possam fixar-se no concelho de Ponte de Sor. Pretende o Município continua a criar mais e melhor qualidade de vida, excelentes oportunidades de emprego e formação. Pretendemos que os nossos jovens tenham oportunidades de crescimento pessoal e profissional e o acesso à formação, qualificação e às novas tecnologias».

Acrescenta ainda que «o edifício fica situado numa zona privilegiada da cidade, junto ao rio, e mantém uma arquitetura revivalista com a inserção de elementos contemporâneos na procura de uma nova identidade. O espaço exterior convida à realização de eventos a céu aberto, certamente beneficiados pelo acesso à internet, que é também uma mais-valia para o turismo».

O Mercado Municipal foi aberto ao público no Dia da Cidade, em Julho do ano passado, depois de meses de reabilitação com um investimento superior a 2.2 milhões de euros.

Publicidade