O LiterÁREA – Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo realiza-se de 13 a 15 de Dezembro, num encontro entre a Literatura e o Turismo que irá percorrer diferentes localidades das duas regiões, numa iniciativa promovida pela Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Esta é a primeira edição de um evento que celebra a riqueza literária e convida a explorar histórias, património, tradições, natureza e a gastronomia do Alentejo e Lezíria do Tejo. A promoção dos autores do Alentejo e Ribatejo e dos que escreveram sobre estas regiões vão estar em destaque na programação do LiterÁREA, numa oportunidade para contactar com mais de 30 escritores e as suas obras.
José Santos, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, explica que «com esta iniciativa, pretendemos promover e valorizar o território através da Literatura, numa união entre obras e autores, habitantes e visitantes. O turismo literário tem um enorme potencial para atrair visitantes e contribuir para o desenvolvimento das economias locais. Este festival é o primeiro passo para convidar os turistas a visitarem-nos através da Literatura e no qual serão apresentados vários roteiros literários que ficam disponíveis durante todo o ano e que irão integrar a criação de uma rede agregadora de diferentes opções. O Alentejo será ainda a primeira região do país a dispor de uma rede de hotéis literários».
Conversas com autores, workshops, masterclasses, apresentações de livros, exposições, sessões de contos, cinema, oficinas de literatura e imaginação, visitas comentadas e roteiros literários são algumas das várias acções, gratuitas, que irão integrar o LiterÁREA.
Azinhaga (Golegã), Beja, Cabrela (Montemor-o-Novo), Évora, Galveias (Ponte de Sor), Montemor-o-Novo, Monforte, Moura, Santiago do Cacém, Portalegre, Santarém, Sines, Sousel e Vila Viçosa são algumas das localidades que irão receber o LiterÁREA.
A sessão de abertura irá decorrer no dia 13 de Dezembro às 11h na Sala Multiusos Cine Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, e vai contar com as presenças de José Santos, Sílvia Quinteiro, investigadora sobre Literatura e Turismo, e Dulcineia Catarina Moura. Este primeiro encontro lançará a questão primordial do Festival: “Como pode a Literatura definir a identidade diferenciadora de um território de forma a atrair quem procura experiências autênticas, conhecer a cultura local, as tradições, a gastronomia, as histórias e a História de um território?”
Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Ondjaki, Isabel Lucas, André Letria, Bruno Vieira Amaral, Jorge Reis-Sá, Rita Canas Mendes, Carlos Vaz Marques, Nuno Félix da Costa,
Rafael Gallo, Tiago Salazar, Rui Cardoso Martins, Dulce Maria Cardoso ou Albano Jerónimo são alguns dos nomes com que o público se poderá cruzar durante o LiterÁREA.
O LiterÁREA pretende ser um festival de mobilização: dos habitantes e visitantes, dos municípios, juntas de freguesia, associações, hotéis, restaurantes, casas-museu, roteiros literários, autores, universidades, instituições e fundações das várias localidades do Alentejo e Ribatejo.
O festival inclui ainda uma parceria com diferentes unidades hoteleiras com vista a promover os autores do Alentejo e Ribatejo, através da disponibilização de uma colecção de livros que acessíveis aos clientes e visitantes desses hotéis. A escolha dos livros atravessa vários autores, géneros, línguas e temáticas.
Roteiros literários que inspiram os visitantes
Os diversos roteiros literários convidam os viajantes a explorarem as paisagens descritas nas obras, a conhecerem as casas dos autores ou a descobrirem o património local. Os turistas têm, assim, a oportunidade de viver a literatura de maneira única e transformadora.
O Roteiro Literário José Régio segue os passos do autor em Portalegre, num percurso com literatura, arte e património, que tem como base textos do escritor e evoca pessoas, lugares e acontecimentos, com referência às obras Davam Grandes Passeios aos Domingos, Os Alicerces da Realidade, Páginas do Diário Íntimo, A Minha Casa de Portalegre – como se inicia uma colecção de antiguidades -, Toada de Portalegre, Canção de Portalegre, entre outros. O percurso seguirá por apenas alguns dos locais frequentados e ou descritos por José Régio e, terá início na Casa que foi a sua habitação, um refúgio de “viva e obsidiante memória” e terminará na Casa-Museu. Inscrição em museu.joseregio@cm-portalegre.pt
O Roteiro Literário de Sines parte da obra “ELE” da escritora sineense Cláudia de Campos. Um roteiro pela cidade através dos locais mencionados e descritos pela autora na obra – Paços do Concelho, Museu e Castelo de Sines, Ermida de Nossa Senhora das Salas, Forte do Revelim, Capitânia (antiga casa de Cláudia de Campos), entre outros.
O Roteiro Literário Para lá de Moura, a Rota do Paraíso, sob o signo (da vida e obra) de Urbano Tavares Rodrigues. Este passeio literário visa a revisitação das vivências do escritor em Moura bem como a (re)interpretação da paisagem e do território à luz da sua obra ficcional, através de leituras de excertos alusivos a lugares da sua infância e juventude que subsistem nos dias de hoje, como o Monte da Esperança, onde viveu de forma permanente entre os três e os onze anos. Inscrições em adcmoura@adcmoura.pt
A Rota de Turismo Literário de Sousel é uma rota literária ficcionada, materializada a partir dos contos de nove escritores nacionais, resultado de um trabalho realizado em residências literárias no Concelho de Sousel. No exercício de total liberdade criativa, Sandro William Junqueira, Patrícia Portela, Joana Bértholo, João Tordo, José Luís Peixoto, Adélia Carvalho, Isabela Figueiredo, Rui Zink e Álvaro Laborinho Lúcio, criaram
18 histórias que dão uma outra vida a dezoito lugares do concelho, desenhando um passeio através da leitura. O percurso é livre podendo ser realizado sem nenhuma ordem pré-definida. O roteiro pode ser percorrido de forma totalmente autónoma com a ajuda de uma secção no site da Câmara Municipal de Sousel que lhe é exclusivamente dedicada, e de uma APP, ambos contendo o mapa do percurso, com a sinalização dos totens, a informação sobre o autor e o texto correspondente.