Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo investe na promoção do Enoturismo

Na semana em que recebeu da Comissão Directiva do PR Alentejo 2030 a notícia da aprovação da Estratégia Regional para o Desenvolvimento do Enoturismo, o presidente da Entidade Regional de Turismo faz o balanço da intervenção da ERT no apoio ao fomento e promoção deste produto turístico.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo elegeu o Enoturismo como um dos vectores estruturantes do desenvolvimento da oferta turística do Alentejo e Ribatejo para os próximos cinco anos. 

Publicidade

A entidade que gere o turismo regional apoia esta semana vários eventos no Alentejo e no Ribatejo que contribuem para promoção deste produto e aumento da sua notoriedade nacional e internacional. 

«No que se refere ao EvoraWine, que começa no dia 24, estamos a dinamizar a campanha de promoção em Portugal e em Badajoz e a colaborar com a organização do evento e a ARPT numa visita de jornalistas internacionais. Organizamos também uma press-trip com jornalistas nacionais que reunirá meios como o Público ou o Expresso. Estes jornalistas visitarão Evora e ficarão dois dias na cidade para visitar vários atractivos», informou José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo. 

Por outro lado, e para dinamizar ainda mais o reconhecimento dos vinhos do Alentejo, «a Entidade Regional de Turismo apoiará a Gala Melhores Vinhos do Alentejo 2024”, que se realiza no dia 21, em Évora», acrescentou ainda o responsável.  

No Ribatejo, a Entidade Regional de Turismo é parceira da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo na organização da Gala do Prémio Nacional, que se realiza no dia 24 de Maio, em Santarém. “O ano passado esta gala, que tem uma dimensão nacional, decorreu em Redondo, ora este ano faria todo o sentido que se realizasse no Ribatejo, considerando que é esta região que acolhe a Cidade do Vinho. Foi esse o desafio que fizemos à APENO”, sublinhou o presidente da Entidade Regional de Turismo, que acredita no grande potencial dos concelhos da Lezíria do Tejo para o desenvolvimento deste produto, por exemplo, através do robustecimento da Wine  Route 118, que recentemente foi apresentada pela ERT a agentes de viagens nacionais. 

José Santos fez notar ainda o apoio concedido à Candidatura dos Municípios da Serra de Ossa à Cidade do Vinho em 2025 e salientou que os trabalhos de preparação da candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho 2026 se iniciarão muito em breve. «O contrato de prestação de serviços com a consultora que nos ajudará neste trabalho foi assinado na segunda-feira, dia 20», referiu José Santos.

«A aprovação da pré-qualificação da estratégia de valorização regional do enoturismo, no âmbito do programa PROVERE, conhecida esta semana, é o grande pilar estratégico e financeiro que nos faltava para desenvolver um plano de acção até 2027, articulando actores públicos e privados e  mobilizando todos os actores para alcançar o objectivo que definimos: Fazer do Alentejo e do  Ribatejo um dos melhores destinos ecoturísticos mundiais», concretizou o Presidente da ERT  Alentejo e Ribatejo.

Publicidade