ENDESA lança novos cursos em Gavião e Abrantes para desenvolvimento do projecto de Transição Justa do Pego

A Endesa vai lançar três cursos totalmente gratuitos com objectivo de impulsionar o desenvolvimento económico e criar oportunidades de emprego na região abrangida pelo Projecto de Transição Justa do Pego.

Montador de Painéis Solares (em Gavião), Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (em Abrantes) e Modo de Produção Biológico (em Gavião) são os próximos cursos que Endesa irá disponibilizar nos diferentes concelhos da Região.

É dada prioridade a ex-trabalhadores da Central termoeléctrica do Pego, residentes locais, desempregados e mulheres. Não é necessário nenhum requisito prévio para frequentar os cursos.

Curso “Montador de Painéis Solares”, em Gavião

A Endesa, em parceria com a ISQ Academy, lança o curso “Montador de Painéis Solares”, em Gavião.

Este curso de 50 horas, visa capacitar 25 formandos por edição na área das instalações eléctricas e fotovoltaicas.

O curso tem direito a emissão de Certificado de Formação Profissional SIGO, de acordo com a legislação em vigor.

As aulas começam em 29 de Novembro e ocorrem de segunda-feira, das 18h às 23h/23h30, e aos sábados, das 8h às 18h, na Incubadora de Empresas do Gavião, localizada na Rua Nova de S. João 33, 6040 Gavião.

O programa formativo será composto pelos seguintes módulos: Projecto de sistema solar fotovoltaico – instalação (36h); Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (14h). Componente teórica (T): 25h; Componente prática (P): 20h. As inscrições são até dia 28 de Novembro.

Curso “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos”, em Abrantes

A Endesa, em parceria com a CONFAGRI, lança o curso “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos“. O curso tem uma duração total de 35 horas e 19 vagas em aberto.  Irá conferir habilitações de acordo com a legislação em vigor para aplicação e manipulação de produtos fitofarmacêuticos

O curso começa a 15 de Dezembro e é realizado em formato diurno e presencial, na Associação dos Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação (Arrifana).

O programa formativo será composto pelos seguintes módulos: Princípios gerais de protecção das culturas; Segurança na utilização de produtos fitofarmacêuticos, sistemas regulamentares e redução do risco; Material de aplicação; Armazenamento, transporte e acidentes com produtos fitofarmacêuticos. Componente teórica (T): 25h; Componente prática (P): 10h.

As inscrições estão abertas até 3 de Dezembro de 2023.

Curso “Modo de Produção Biológico” em Gavião

A Endesa, em parceria com a CONFAGRI, lança o curso “Modo de Produção Biológico“. O curso tem uma duração total de 50 horas e 19 vagas em aberto, estando de acordo com o Catálogo nacional de Qualificações e correspondente à UFCD 6290.

O curso começa a 5 de Dezembro, sendo realizado em formato pós-laboral, na Incubadora de Empresas.

O programa formativo será composto pelos seguintes módulos: Introdução ao modo de produção biológico (MPB); Conservação do solo, da água e da biodiversidade; Fertilidade e fertilização do solo; Protecção das plantas; Modo de produção biológico de produtos agrícolas de origem vegetal; Modo de produção biológico de animais e de produtos de origem animal; Acondicionamento e comercialização; Controlo e certificação em MPB e Conversão para o MPB.

As inscrições estão abertas até dia 24 de Novembro para o Gavião.

Sucesso na empregabilidade: Dados de empregabilidade e investimento na Região.

Desde o lançamento do plano da Escola Rural de Energia Sustentável, em Março, já 17 pessoas encontraram empregos nas suas áreas de escolha, sendo 14 deles bem-sucedidos como Assistentes Administrativos e 3 como Técnicos de Instalações Eléctricas.

Foram investidos um total de 594 horas em formação teórica e prática, beneficiando 86 estudantes, e está actualmente a formar-se 18 alunos.

Na selecção de participantes, a Endesa priorizou antigos trabalhadores da central de carvão do Pego, com 13% ex-trabalhadores. Também demos oportunidades a residentes locais (76%), mulheres (39%) e 75% desempregados.

Todas as formações estão inseridas no projecto da “Escola Rural de Energia Sustentável”, sendo que este inclui cursos técnicos nas energias renováveis (construção e montagem de centrais solares e a operação e manutenção de centrais de energias renováveis). Também inclui formação nas actividades no sector primário, assim como cursos de competências transversais como gestão, administração e as ferramentas digitais.

Estes cursos, inseridos na Escola Rural de Energia Sustentável, fazem parte do Plano Global de Formação da Endesa, com um investimento de um milhão de euros nos próximos 3 anos. Está focado em enriquecer a vida dos residentes, apoiar aqueles em busca de emprego e empoderar as mulheres na região.

Como se inscrever:  No site da Endesa.pt ((https://bit.ly/endesa-escola-pego)  

O Plano de Formação da Endesa reafirma o compromisso da empresa em impulsionar o desenvolvimento económico e social da Região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego.

Os cursos contam com certificação profissional e vão ser ministrados em parceria com entidades/empresas devidamente certificadas por entidades reguladoras.

Escola Rural de Energia Sustentável (https://bit.ly/endesa-escola-pego): Plano Formativo previsto para 2023:

  1. Formação em energias renováveis:

– Curso Técnico(a) de instalações elétricas e fotovoltaicas e autoconsumo

– Curso Montador de Painéis Solares

  1. Formação no setor primário:

– Curso Aplicação de Produtos fitofarmacêuticos

– Curso Modo de Produção Biológico

1.3. Formação em gestão e tecnologia

– Curso Auxiliar Administrativo e Ferramentas digitais

Publicidade