Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal  decorre em Odemira e reúne cerca de 170 participantes 

O Alentejo é o palco do 4ª Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, que está a  decorrer entre hoje e amanhã, 4 de Abril, no concelho de Odemira, e que reúne cerca de 170  participantes de todo o País, ao longo dos dois dias, e que irão debater o valor das estações  náuticas e o seu contributo para o desenvolvimento dos territórios.  

Organizado pela Fórum Oceano, em coordenação com a Entidade Regional de Turismo do  Alentejo e Ribatejo e o Município de Odemira, conta com o apoio institucional do Turismo de  Portugal e da DOCAPESCA. 

Publicidade

«É com enorme satisfação que o Alentejo recebe este encontro nacional no qual marcam  presença vários empresários. É um evento que representa a afirmação do destino neste  segmento de mercado com enorme potencial de crescimento e que permite diversificar a nossa  oferta turística e acrescentar valor à economia local. Está a ser um sucesso em termos de  participações e será, com certeza, também um sucesso no que respeita aos contributos dos  vários intervenientes», comenta José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do  Alentejo e Ribatejo.  

António José Correia, Coordenador da Rede de Estações Náuticas de Portugal, acrescenta que «com  esta iniciativa pretendemos dinamizar a fileira do turismo náutico em Portugal e potenciar o seu  valor. Este ano, estamos no Alentejo, uma região que tem vindo a afirmar-se com destino  náutico e que já conta com oito estações náuticas».

«Serão dois dias de diálogo e trabalho cooperativo e inspirador entre participantes de todo o  país, num encontro que pretende afirmar as afirmar as Estações Náuticas como aceleradores do  desenvolvimento dos territórios», afirma o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder  Guerreiro.  

Recorde-se a localização das oito estações náuticas do Alentejo: Alandroal, Avis, Mértola, Monsaraz, Moura, Sines, Ponte de Sor e Odemira (esta com três polos: o Polo Náutico de Vila  Nova de Milfontes, o Polo Náutico de Odemira e o Polo Náutico de Santa Clara). 

José Santos adianta que «estamos cada vez mais empenhados em reforçar o trabalho desenvolvido no âmbito das oito estações náuticas do Alentejo. Têm sido apresentados produtos e  experiências turísticas que valorizam o turismo náutico e que contribuem para tornar a região  mais competitiva e atrativa e é esse o nosso caminho».

Durante a iniciativa irão decorrer vários painéis de trabalho que colocam as estações náuticas  no centro do debate. No dia 3, as sessões decorrem no Cineteatro Camacho Costa, em  Odemira, e no dia 4 no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes.  

Após a sessão de abertura – que contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal  de Odemira, Hélder Guerreiro; do Presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, José Santos; do Coordenador da Rede de Estações Náuticas de Portugal, António José Correia; e do Presidente  da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva – realizou-se a cerimónia pública de certificação e  renovação de Estações Náuticas.  

Entre os vários temas em debate no 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal  destacam-se “Rede das Estações Náuticas de Portugal – Proposta de Valor”, “Estação Náutica  de Odemira – Contributo para a Concretização do Plano Estratégico e Operacional de  Valorização do Rio Mira”, “Financiamento” e “Estruturação e Promoção da Oferta Turística das  Estações Náuticas”. Decorrem também workshops temáticos sobre “Governança”,  “Comunicação e Promoção”, “Sustentabilidade” e “Desporto Náutico para Todos”. 

O programa do encontro inclui ainda, na tarde de dia 4 de abril, uma componente lúdica, com passeios marítimo-turísticos, aulas de Bodyboard e surf, mergulho, entre muitas outras  atividades, que irão decorrer na Estação Náutica de Odemira. 

Publicidade