A Câmara Municipal de Portalegre confirmou hoje que foi encontrado ontem, dia 3, o primeiro ninho de vespas asiáticas no concelho de Portalegre, mais concretamente no Barrocão, em S. Julião.
A autarquia explica que, após aviso das equipas da GNR-SEPNA sobre a localização do ninho, deslocou-se ao local uma equipa dos Serviços de Protecção Civil do Município de Portalegre, que procedeu de imediato à eliminação do ninho, que já se encontrava caído no chão.
Embora os Serviços de Proteção Civil Municipais estejam a acompanhar de perto a situação, e a colocar armadilhas para o combate à vespa velutina/asiática no concelho, fica o alerta «os munícipes para que se mantenham atentos, devendo informar as autoridades competentes sempre que sejam avistadas ninhos ou exemplares destes insectos», apela a Câmara, que refere ainda que «pela agressividade desta espécie, os cidadãos não devem tentar destruir ou remover os ninhos que identificarem. O primeiro gesto deve ser avisar a linha SOS Ambiente e Território, através do número 808 200 500 e preencher o formulário em http://stopvespa.icnf.pt/», devendo também ser comunicado à autarquia pelo telefone 245 307 439 ou à Junta de Freguesia local.
A vespa asiática ou velutina, é uma espécie asiática característica de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, sendo a sua existência reportada desde 2011, sobretudo na região norte de Portugal.
A velutina distingue-se pela coloração do abdómen, que é predominantemente de cor preta e onde prevalece a cor amarela.