O Festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso à cidade de Elvas, trazendo consigo uma celebração vibrante e multicultural de música e gastronomia mediterrânicas e lusófonas. Este evento emblemático, que une povos e culturas, terá início no próximo sábado, 13 de Julho.
A abertura do festival contará com a apresentação da 7Sóis Revolution Orkestra, composta por músicos provenientes de Cabo Verde, Espanha, Itália e Portugal. Esta orquestra original do festival foi criada por ocasião das celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Sob a direção musical do prestigiado guitarrista português Manuel De Oliveira, a orquestra envolverá artistas como a cantora italiana Barbara Eramo, o saxofonista espanhol Fabian Fernandez, o percussionista português Ruca Rebordão e o baixista cabo-verdiano Rui Salomão. Esta produção original do Festival Sete Sois Sete Luas, que se inspira num repertório de “canções da revolução”, será uma viagem com cânticos, versos e hinos que acompanharam e celebraram eventos históricos revolucionários no Mediterrâneo, arranjados de acordo com a sensibilidade dos músicos participantes e das diversas tradições musicais dos seus países.
No sábado, 20 de Julho, será a vez da música de Cabo Verde brilhar com a Santo Antão 7Sóis Band. Inspirado no tema do trabalho dos agricultores e pescadores, o repertório do grupo revisita as tradições musicais das montanhas da ilha de Santo Antão. Este será um percurso fascinante que une melodias tradicionais, composições originais e novos arranjos inspirados nas vivências desta ilha, culturalmente uma das mais ricas de Cabo Verde.
Uma parte importante da programação é dedicada à gastronomia, com a Experiência de Sabores Nos dias 10 e 13 de julho, serão realizados laboratórios de gastronomia com a jovem chef Gaia Zec (Croácia), que também participou com grande sucesso no MasterChef Croácia. A gastronomia italiana também estará presente, com a chef Maria Menegato (Toscana) nos dias 19 e 20 de julho.