A cidade de Elvas prepara-se para comemorar o 11.º aniversário da classificação de Elvas como Património da Humanidade, pela UNESCO, com um programa diverso e cujo destaque vai para um espectáculo de video mapping, que será projectado na fachada da Sé.
A iniciativa, agendada para os próximos dias 30 de Junho e 1 de Julho, une a efervescência da criatividade à riqueza da tradição e à imensidão da história, num espectáculo de tirar o fôlego, com uma performance audiovisual ao vivo, única e irrepetível.
Este espectáculo é resultado de uma colaboração entre o renomado artista visual Pedro Zaz e o colectivo United VJs, a produtora criativa Cósmica e a ADLC audiovisuais, e proporcionará uma iluminação deslumbrante para a fachada majestosa da Sé de Elvas, oferecendo uma fusão magnífica entre tradição, etnografia e arte digital.
Durante 40 minutos, os espectadores serão transportados para um mundo onde a cultura de Elvas ganha vida de forma criativa. Por meio de conteúdos imagéticos e sonoros cuidadosamente elaborados, o espectáculo estabelece ligações profundas com o património da cidade e do Alentejo, mergulhando nas expressões culturais e nas particularidades do Alentejo.
O programa das comemorações inicia-se com um concerto do grupo “A Portuguesa”, um projecto musical de fado, que tem como fadista, Raquel Guerra, natural de Elvas, com raízes e tradição familiar neste estilo musical e gosto especial pela dança.
Com um conjunto de artistas convidados, é apresentada a sonoridade de fado dançado e contemporâneo, uma aliança desta tradição musical portuguesa, que de forma contemporânea recupera os tempos em que o fado era bailado e promove uma viagem transatlântica da canção urbana de lisboa desde o tradicional, à morna, samba, tango, bolero, entre outros.
Nos dois dias haverá ainda animação com Dj´s e percussão.