Eunice Trindade Henriques foi designada, em regime de substituição, para exercer o cargo de diretora de segurança social do Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social, por Despacho , publicado a 16 de outubro no Diário da República, e assinado pela secretária de Estado da Segurança Social, Susana Filipa de Moura Lima.
De acordo com o Despacho, esta nomeação é justificada porque o cargo de director de segurança social do Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social se encontra vago na «sequência da cessação da comissão de serviço da sua anterior titula», Sandra Cardoso, tornando-se necessário «proceder à designação de um novo titular, a fim de garantir o normal e eficaz funcionamento deste serviço».
O mesmo documento explica que «a ora designada detém os requisitos previstos para o cargo e possui a competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das funções», e acrescenta ainda que «será solicitada à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP) a abertura de procedimento concursal para o cargo de director de segurança social do Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social, em obediência às regras de recrutamento, selecção e provimento dos cargos de direcção superior previstas no Estatuto do Pessoal Dirigente».
Eunice Neves Gueifão Trindade Henriques, 50 anos, é casada e tem três filhos. Licenciada em Sociologia pela Universidade Lusófona de Lisboa em 1997, ingressou na Administração Pública em 2001 no Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS), no qual exerceu funções de técnica superior.
No âmbito destas funções representou o IDS na Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, desempenhando funções de técnica superior do Programa ADIS/SIDA e «Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão», assim como funções de apoio técnico às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Organizações não Governamentais (ONG).
Em 2003 integrou o Instituto da Segurança Social, I. P., (ISS, I. P.), tendo-o representado no Alto Comissariado da Saúde, com funções de coordenação do Programa de financiamento à sociedade civil ADIS/SIDA e de responsável pela Unidade de Apoio e Suporte Social da Coordenação Nacional para a Infeção VIH/SIDA.
Em 2006 ingressou no Centro Distrital de Portalegre do ISS, I. P., exercendo funções como técnica superior na Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais.
Entre 2006 e 2008 integrou a comissão de avaliadores externos do Programa ADIS/SIDA, em Janeiro de 2012 passou a exercer funções de assessoria ao director do Centro Distrital de Portalegre do ISS, e entre Setembro de 2012 e Fevereiro de 2022 exerceu as funções de directora do Núcleo de Respostas Sociais do Centro Distrital de Portalegre do ISS.
Participou em diversos grupos de trabalho ao nível do ISS, participou e representou o ISS em fóruns concelhios e supra concelhios e colaborou na elaboração de estudos e diagnósticos sociais ao nível distrital.


