A época natalícia está a aproximar-se e juntos Todos Temos Amor para Dar. Esta é a 16ª edição desta iniciativa, que começou em 2009, e que tem como missão a organização de acções de solidariedade para crianças e famílias que se encontram em situações de vulnerabilidade, identificadas no distrito de Portalegre.
Esta iniciativa está enquadrada no Programa de Responsabilidade Social do Politécnico de Portalegre e tem como objectivo a recolha de prendas novas para estas crianças, e a entrega de cabazes de natal para as suas famílias.
Em Portalegre, este ano, foram recebidos pedidos de ajuda para 72 agregados (+ 9 que em 2023), num total de 228 pessoas (+ 35 pessoas que em 2023), entre as quais 82 crianças (+ 7 crianças que no ano passado) com idades compreendidas entre os 0 e os 17 anos, em situação de vulnerabilidade, e que vivem com os seus pais ou cuidadores.
Assim na cidade vão estra disponíveis três pontos de recolha, desta feita no Campus Politécnico (todos os dias úteis das 8:00 às 22:00), na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (todos os dias úteis das 8:00 às 23:30) e nos Serviços Centrais (todos os dias úteis das 8:30 às 17:00).
A recolha de presentes irá decorrer até ao dia 18 de dezembro (quarta-feira).
O funcionamento mantém-se o mesmo dos anos anteriores, sendo que em todos os espaços de recolha existe uma lista com os nomes e idades das crianças, com dificuldades na sua vida quotidiana, para que seja possível, a quem apoia, comprar algo a pensar numa destas crianças. Posteriormente, os presentes serão entregues à assistente social, antes do dia de Natal, para serem entregues aos pais e, assim, na noite da Consoada, todas as crianças terão algo único e especial para si.
Paralelamente, e nos mesmos locais, vai estar a decorrer uma recolha de artigos de higiene pessoal e para limpeza do lar, para completar os cabazes de alimentos que estão a ser preparados com o apoio da Selenis/Evertis.
Em 2024, o projecto Todos Temos Amor para Dar abraça uma nova faixa etária com a realização, na Escola Superior de Biociências de Elvas, de uma recolha de bens alimentares, e de produtos de higiene e limpeza, para apoiar 10 idosos em situação de vulnerabilidade, não institucionalizados, identificados pela Polícia de Segurança Pública da cidade.
Neste âmbito, estará disponível um ponto de recolha na Escola Superior de Biociências de Elvas (todos os dias úteis das 8:00 às 20:00). A recolha vai decorrer até ao dia 19 de dezembro (quinta-feira).