Mais de três milhares de participantes, na soma dos desfiles, vão animar este ano o XXVII Carnaval Internacional de Elvas, que decorre de 27 de Fevereiro a 4 de Março, em Elvas, numa iniciativa que espera ainda dezenas de milhares de visitantes por estes dias.
O programa vai contar com a realização dos já habituais três grandes corsos, dias 1, 2 e 4, que serão animados por 9 grupos em representação de associações e freguesias do concelho. No sábado juntam-se grupos de comparsas de Badajoz e na terça-feira de carnaval comparsas de Olivença, a que se juntam grupos de mascarados, totalizando mais de milhar e meio de foliões.
Um desfile carnavalesco nocturno, na segunda-feira, dia 3 de Março, a partir das 21h30, que termina na Praça da República com baile folião, é a novidade deste ano, que na sexta-feira, 28 de Fevereiro, conta ainda com a gala coreográfica, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, a partir das 21h30.
O programa contempla ainda o desfile escolar, das crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do concelho, a 28 de Fevereiro (sexta-feira), a partir das 10 horas, com o percurso habitual, e onde mais de um milhar e meio de crianças irá apresentar vários temas.
No dia anterior, 27 de Fevereiro, celebra-se o “Dia das Comadres e dos Compadres”, a partir das 10h30, com partida da Avenida da Piedade e chegada à Praça da República, numa iniciativa que reúne a participação de alunos da Universidade Sénior de Elvas, da Associação Juvenil ARKUS e de alunos da Escola Secundária D. Sancho II.
A Câmara Municipal de Elvas tem vindo a apostar em eventos que já fazem a agenda turística da região, e este ano voltamos a contar com algumas novidades, entre as quais grupos convidados, de Alandroal e Campo Maior, e o grupo Batala Badajoz, composto por mais de uma centena de músicos, que fazem deste evento, uma iniciativa única na região e no País.
A edição de 2025 terá como reis dois elvenses reconhecidos pelo público, Miguel Rondão e Sónia Santos.