Depressão Nuria traz chuva, vento e trovoada

A depressão Nuria, nome atribuído pela Agência Estatal de Meteorologia Espanhola, chega esta quinta-feira, dia 3, a Portugal continental e ao arquipélago da Madeira e a sua passagem ficará marcada por chuva, vento e trovoada.
Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, a esta depressão está associada uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental. Assim, até sábado, dia 5, prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, em especial na sexta-feira, dia 4.

Neste período, o vento será do quadrante sul moderado, intensificando para moderado a forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70/80 km/h, a partir do final de desta quinta-feira, dia 3.

Publicidade

A precipitação poderá ocorrer temporariamente sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, não se esperando, no
entanto, acumulação significativa.

Esta situação meteorológica tem um grau de incerteza associado, pelo que se aconselha o acompanhamento das previsões nos próximos dias, segundo alertam os meteorologistas.

Alto Alentejo sob aviso amarelo na sexta-feira

O distrito de Portalegre, a par de todos os distritos dos continentes, vai estar sob aviso amarelo na próxima sexta-feira, dia 4, devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada.

O aviso estará em vigor a partir das 09h e prolonga-se até às 15 de sexta-feira, dia 4.

Publicidade